ponte-s_joao_300_200Onde está a Engenharia Civil? Para que serve? Como se faz? O que faz um engenheiro civil? No próximo dia 28 de abril, estas são algumas das questões que irão ser respondidas no âmbito de uma visita que está a ser organizada pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) ao interior da Ponte de S. João, uma das pontes emblemáticas da cidade invicta.

Trata-se da primeira visita de um conjunto de visitas/conferências a locais históricos e emblemáticos do grande Porto onde é possível identificar as diferentes vertentes da Engenharia Civil. Depois da Ponte São João, segue-se a Torre dos Clérigos e o Teatro São João guiada pelos engenheiros e arquitetos autores dos restauros. Na Estação de São Bento, procurar-se-á compreender a construção da Gare e dos túneis ferroviários que fizeram o transporte de mercadorias até à Alfandega. Atravessando a ponte Luiz I será explicado como se fizeram os reforços para passar o Metro. No Foz do Douro as atenções centram-se na importância dos molhes para proteger as margens construídas do rio. Estas são algumas das visitas que se irão realizar nos próximos meses a vários locais da cidade

O ciclo de vistas/conferências “Onde Está a Engenharia Civil?” destina-se ao público em geral. Com estas visitas guiadas pretende-se mostrar a importância que a Engenharia Civil tem não só na construção da nossa cidade como também na manutenção e desenvolvimento da nossa Sociedade.

A lotação é limitada e sujeita a inscrição prévia. As inscrições estarão abertas até ao dia 25 de abril.