É já nos dias 15 e 16 de junho que o Congresso Doutoral em Engenharia (DCE) regressa ao formato presencial no campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Trata-se de uma conferência científica dirigida a investigadores, estudantes de doutoramento e finalistas de mestrado de todas as instituições de ensino superior nacionais e internacionais. Organizado quase exclusivamente por estudantes, dá a possibilidade aos doutorandos de apresentarem e debaterem os seus projetos de investigação com pares, professores e indústria.

Durante os dois dias do congresso, serão apresentados 382 trabalhos – 153 em poster e 229 em comunicação oral – realizados por 374 autores. Aceites e revistos pelas comissões científicas dos 15 simpósios a decorrer em simultâneo, os resumos focam-se nas mais variadas áreas de aplicabilidade da engenharia, desde mecânica ou civil, aos sistemas sustentáveis de energia e até à segurança e saúde ocupacionais.

Além do desenvolvimento de competências por parte dos doutorandos relativas à organização de grandes eventos científico, ao networking e à comunicação de ciência, o evento possui ainda uma forte ligação à indústria. Nesse sentido, estão previstos vários momentos de interação com 30 convidados de empresas e de partilha da qualidade da investigação a nível doutoral feita na FEUP.

“Este é o maior Congresso Doutoral que já organizámos, batendo todos os nossos recordes. Contamos com dois dias muito ativos e ricos de trabalho para os nossos doutorandos. O DCE23 conta ainda com uma oferta muito significativa de workshops e convidados de relevo”, avança João Pedro Pêgo, coordenador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem e professor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP.

Manuel Heitor no encerramento

A palestra de encerramento, pelas 16h30 do próximo dia 16 de junho, ficará a cargo de Manuel Heitor, antigo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sob a temática “Doutoramentos e doutorados – Portugal no contexto internacional: desafios e oportunidades”.

Segundo a organização, Manuel Heitor “teve um papel de grande destaque e preponderância, durante a presidência portuguesa da União Europeia no estabelecimento de políticas centrais e europeias para o apoio aos investigadores, tendo redirecionado o financiamento europeu para o impulso das carreiras de investigação”.

O Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, fará a sessão de fecho do evento.

Mais informações na página do evento.