Congresso é uma oportunidade de doutorandos das diversas áreas de Engenharia darem a conhecer o seu trabalho aos seus pares.

‘Cultivar a sinergia entre os elos da cadeia do conhecimento e inovação em palco (inter)nacional, extrapolando para o mundo o que de melhor se faz em Engenharia’ – é este o principal objetivo da terceira edição do Congresso Doutoral em Engenharia (DCE19), agendado para os dias 27 e 28 de junho, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Com mais de 350 submissões de resumos em áreas da Engenharia diversas que vão da Engenharia Biomédica à Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, o DCE19 conta receber cerca de 500 participantes e pretende ser uma oportunidade para os mesmos desenvolverem competências necessárias ao longo do ciclo de estudos e úteis no mercado de trabalho: organização de eventos científicos, submissão de resumos, revisão de resumos, criação de posters, comunicação pública, entre outras.

Organizado quase exclusivamente por estudantes, o evento oferece a oportunidade dos doutorandos desenvolverem as suas competências de organização de eventos científicos e pretende ser um local de encontro entre doutorandos do mesmo e de diferentes programas doutorais, numa lógica de networking e de interdisciplinaridade. A ligação com a indústria não fica esquecida, havendo momentos de interação com empresas, onde os doutorandos poderão partilhar a qualidade da investigação a nível doutoral feita na FEUP.

Destaque para a sessão do primeiro dia de Congresso, liderada por Elvira Fortunato, docente no Departamento de Ciência dos Materiais da Universidade Nova de Lisboa e internacionalmente reconhecida pelo trabalho científico desenvolvido. O restante programa está dividido em 14 simpósios, que correspondem às áreas de doutoramento oferecidas pela FEUP: Engenharia Biomédica, Engenharia Química e Biológica, Engenharia Civil e Planeamento do Território, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Sistemas Sustentáveis de Energia, Engenharia Física, Engenharia do Ambiente, Engenharia Informática, Materiais e Processamento Avançados, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas e Geo-Recursos, Segurança e Saúde Ocupacionais, Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química e Sistemas de Transportes.

Inscrições e informações complementares disponíveis no site do DCE19.