Conferência internacional discute no Porto o papel da tecnologia ao serviço da música

Alguma vez imaginou ouvir um concerto em que um guitarrista é acompanhado, em direto e de improviso, por um computador? Este é um dos momentos mais aguardados na 13ª Edição da Conferência ISMIR (International Society for Music Information Retrieval), que decorre, entre 8 e 12 de outubro no Porto, no Mosteiro S. Bento da Vitória, numa organização do INESC TEC em parceria com o Teatro Nacional de S. João.

Um ato tão simples como “googlar” o nome do nosso artista preferido implica complexos algoritmos que automatizam a seleção de músicas, notícias, letras e discografia pelo motor de busca. São esses mesmos algoritmos que ensinam o computador a recomendar géneros musicais ou artistas com base nas músicas que habitualmente ouvimos. A inteligência artificial ligada à computação sonora é de tal forma avançada que os computadores são capazes de reconhecer emoções presentes numa peça musical ou o género a que pertence.

A 13ª Edição da Conferência ISMIR reúne mais de 250 especialistas internacionais para discutir estas e outras inovações, que ilustram bem o impacto da tecnologia na experiência musical, tendência que deve marcar o futuro deste mercado.

Ver o Programa aqui | Programa de concertos disponível aqui.