Arranca no dia 2 de janeiro de 2023 a primeira fase de candidaturas ao Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais 2023/2024, que serve de “porta de entrada” na Universidade do Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa.

Conhecido que está o número total de vagas disponíveis *, são 787 os lugares exclusivos que a U.Porto tem reservados para estudantes internacionais no próximo ano letivo. A lista abrange 51 dos 55 cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da Universidade.

A grande novidade deste ano prende-se com a estreia da licenciatura em Línguas e Estudos Interartes da Faculdade de Letras, um dos quatro novos cursos que entraram em funcionamento este ano letivo e que terá, pela primeira vez, vagas reservadas para estudantes internacionais.

A licenciatura em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) é o curso com mais vagas disponibilizadas – 47 – no âmbito do Concurso Especial para Estudantes Internacionais 2023/2024. Seguem-se Mestrado Integrado em Arquitetura, com 45, e as licenciaturas em Economia (40), Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (37), Engenharia Civil (30), Biologia (29), Ciências da Nutrição e Engenharia Informática e Computação (ambas com 28 vagas).

No que toca às faculdades com mais vagas, o primeiro lugar é ocupado pela Faculdade de Engenharia, com 170. Seguem-se as faculdades de Letras (163), Ciências (162), Psicologia e Ciências da Educação (57), Economia (56), Arquitetura (40), Ciências da Nutrição e Alimentação (28), Belas Artes (26), Farmácia (20), Desporto (19), Direito (17), Medicina Dentária (16) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (13).

De resto, todos os cursos de 1.º Ciclo (Licenciatura) e Mestrado Integrado da U.Porto abrem vagas para este concurso especial, à exceção das novas licenciaturas em Desenho (FBAUP) e Matemática Aplicada (FCUP) e dos dois cursos de Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP) e do ICBAS.

* A informação relativa às vagas disponibilizadas pela Faculdade de Engenharia está ainda pendente de confirmação.

Quando e como candidatar-se?

Para esta primeira fase do calendário geral do Concurso Especial para Estudantes Internacionais 2023/2024 – que se prolongará até 23 de fevereiro – serão disponibilizadas 326 vagas. As restantes serão distribuídas por mais duas fases, a decorrer de 24 de fevereiro a 21 de abril de 2023 (2.ª fase) e de 17 a 25 de julho de 2023 (3.ª fase).

A Faculdade de Economia aplicará apenas duas fases de candidatura, a decorrer de 4 de janeiro a 1 de março (1.ª fase) e de 4 a 22 de maio (2.ª fase). O mesmo acontece com a Faculdade de Engenharia, com duas fases a decorrer de 16 de janeiro a 23 de fevereiro, e de 24 de fevereiro a 27 de abril. Já a Faculdade de Desporto abrirá uma só fase de candidaturas, a decorrer de 3 de janeiro a 25 de julho de 2023.

A candidatura deve ser apresentada através da página do curso / faculdade onde o estudante pretende ingressar, mediante entrega ou submissão eletrónica de requerimento, acompanhada dos documentos necessários. Os candidatos devem satisfazer as condições de ingresso estabelecidas no Regulamento de aplicação do Estatuto de Estudante Internacional da Universidade do Porto.

As candidaturas realizadas na 1.ª fase do concurso serão posteriormente alvo de análise de 24 de fevereiro a 9 de março, a que se seguirá a publicação dos resultados provisórios. A afixação dos resultados definitivos está prevista para o dia 30 de março de 2023.

Propinas com “desconto” para estudantes CPLP

Relativamente às propinas, o valor anual aplicado aos estudantes internacionais é definido por cada faculdade da U.Porto e varia entre os 3.500 euros e os 8.000 euros.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, e atendendo aos laços que unem Portugal aos estados que integram a CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), pode ser aplicada uma redução de até 45% na propina paga pelos estudantes nacionais desses países.

Aposta na internacionalização

O Concurso Especial para Estudantes Internacionais foi lançado pela primeira vez em 2014, no seguimento do esforço realizado pela U.Porto no sentido de facilitar o acesso aos seus cursos a todos os estudantes, independentemente da sua nacionalidade. Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes brasileiros que pretendam ingressar na Universidade.

Com esta iniciativa, a U.Porto reforça também a aposta na internacionalização do seu ensino. A mesma que, de ano para ano, se traduz no crescente número de estudantes internacionais que procuram as faculdades da Universidade para realizar um curso completo ou para cumprir um período de mobilidade académica.

Só nos dois últimos anos letivos, e mesmo com os constrangimentos provocados pela pandemia de Covid-19, foram quase 900 – 393 em 2021/2022 e 454 em 2022/2023 – os estudantes que ingressaram na U.Porto através desta via de acesso. Um número que deverá crescer exponencialmente já no próximo ano letivo.

Para mais informações sobre o Concurso Especial para Estudantes Internacionais 2023/2024 (condições de acesso, vagas, prazos de candidatura, etc.), consultar o Portal da Universidade do Porto.