Todos os anos a “Universidade Júnior” oferece cerca de 175 atividades e projetos pensados para crianças dos 10 aos 17 anos de idade.

O concurso de ideias para as atividades a realizar na edição 2018 da “Universidade Júnior” está aberto até ao próximo dia 31 de janeiro.

Todos os anos, um largo número de docentes e investigadores da Universidade do Porto concebem as centenas de programas educativos da “Universidade Júnior” que anualmente atraem mais de 5000 jovens do ensino básico e secundário à Universidade do Porto.

É através deste concurso de ideias que são selecionados os programas e atividades oferecidas em cada edição da “Universidade Júnior”. Depois de em 2017 ter atingido um número recorde de participantes, com mais de 6600 jovens entre os 10 e os 17 anos de idade a tomar parte das 175 atividades e projetos selecionados, a “Universidade Júnior” deseja tornar a sua 14.ª edição na maior de sempre.

Todos os docentes e investigadores da Universidade do Porto podem submeter até 31 de janeiro a sua proposta de atividade através do site da “Universidade Júnior”. Os interessados encontram nesta página os formulários, os modelos de planificações e todas as informações necessárias à candidatura.

As atividades e projetos da “Universidade Júnior” são pensados, concebidos e executados por docentes e investigadores da Universidade do Porto.

Como habitualmente, os programas devem ser pensados e estruturados com o objetivo de promover o gosto pelo conhecimento em diversificadas áreas – particularmente as abrangidas pela U.Porto – e a familiarização com o ambiente académico, contribuindo para uma decisão vocacional mais informada pelos jovens e estimulando a sua vontade de continuar os estudos no ensino superior.

É a multiplicidade e heterogeneidade de propostas de atividades que a “Universidade Júnior” disponibiliza aos jovens do 5.º ao 11.º ano de escolaridade que tornam esta iniciativa num projeto único em Portugal.

Informações mais detalhadas disponíveis em http://universidadejunior.up.pt.