Os estudantes e investigadores são desafiados a apresentar a sua visão sobre as 14 faculdades da U.Porto. (Foto: Egídio Santos / U.Porto).

Encontrar “Um ‘outro olhar’ sobre cada Faculdade e a forma como se relaciona com a Cidade”. Passa por aí o objetivo e o desafio lançado lançado a todos os estudantes e investigadores da Universidade do Porto que queiram participar no concurso internacional de Desenho e Fotografia (DPIc) – Espaço e Identidade nas Faculdades da U. Porto: Visual Spaces of Change (VSC).

Sob o tema “Utopia e Espaços Visuais de Mudança”, os candidatos são desafiados a apresentar, através do desenho e da fotografia, uma visão crítica e poética sobre os espaços e vivências que caracterizam e dão identidade às 14 faculdades da U.Porto, revelando facetas que antes estavam invisíveis ou esquecidas.

O prazo para submissão de projetos fotográficos termina no dia 31 de julho de 2019. O regulamento, bem como mais informações sobre o concurso, está disponível aqui.

Organizado pelo grupo de investigação Centro de Comunicação e Representação Espacial – CCRE, integrado no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), em consórcio com o o Centro ALGORITMI-Lab2PT/UMINHO, e em parceria com as Associações de Estudantes de todas as faculdades da U.Porto, o concurso será lançado publicamente no dia 23 de janeiro, quarta-feira, às 18h00, na Reitoria da Universidade do Porto.

Nessa ocasião, e também no âmbito do projeto de investigação VSC, será apresentado outro concurso de ideias –  Estrutura Portátil de exposição de Imagens para Espaços de Mudança Visual– , destinado especificamente a estudantes de arquitetura, artistas e equipas multidisciplinares. A entrada é livre.