Foram conhecidos no passado dia 5 de março os vencedores da 20.ª edição do concurso “Aveiro Jovem Criador“. Das 44 distinções atribuídas este ano, mais de um quarto (12) tiveram como alvo atuais ou antigos estudantes da Universidade do Porto.

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, o concurso “Aveiro Jovem Criador” visa promover novos talentos artísticos (dos 12 aos 17 e dos 18 aos 35 anos), através do incentivo e  divulgação dos respetivos projetos nas áreas de Arte Digital, Audiovisual, Escrita, Fotografia, Ilustração, Música e Pintura.

O destaque deste ano vai para o primeiro prémio atribuído a Pedro Vaz Cunha, antigo estudante da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), na categoria de Ilustração. Licenciado em Artes Plásticas e mestre em Desenho e Técnicas de Impressão, o alumnus da FBAUP foi distinguido pelo projeto intitulado “Step 1- Pedras no sapato”.

A FBAUP foi, de resto, a grande dominadora do concurso, ao estar ligada às 11 distinções conquistadas pela Universidade. Entre elas incluem-se as menções honrosas de autor entregues aos alumni: Francisca Lima (mestre em Design Gráfico e Projetos Editoriais), na categoria da Arte Digital; Cláudia Salgueiro (licenciada em Design de Comunicação e mestre em Design Gráfico e Projetos Editoriais) e Constança Brito (curso de especialização em Ilustração), ambas na categoria de Ilustração; e David Silva (licenciado e mestre em Artes Plásticas – Pintura), na categoria de Pintura.

Destaque ainda para as menções honrosas atribuídas a Ana Viegas (estudante do 3.º ano da Licenciatura em Design de Comunicação), na categoria de Fotografia, e a Afonso Madureira (licenciado em Artes Plásticas – Pintura), Matilde Ribeiro (estudante do 4º ano da Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura) e Diogo Nogueira (licenciado em Artes Plásticas – Pintura), todos eles na categoria de Pintura.

Pedro Ferreira e João Cardielos, antigo estudante e estudante do 1.º ano, respetivamente, do Mestrado em Multimédia (lecionado pela FBAUP e pela Faculdade de Engenharia,) receberam menções honrosas pelos seus projetos nas áreas de Arte Digital e Música.

No total, a edição deste ano do concurso “Aveiro Jovem Criador” atribuiu um total de 44 distinções – 13 prémios, 23 menções honrosas e oito menções honrosas de autor – em 12 categorias distintas.

Trabalhos em exposição no Museu de Aveiro

O anúncio dos vencedores teve lugar no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro e coincidiu com a inauguração da exposição da 20.ª edição do Concurso “Aveiro Jovem Criador”, composta por uma seleção de 174 trabalhos de um total de 377 candidaturas iniciais.

Na ocasião, Marzia Bruno, curadora da exposição, apelou à comunidade que visite a mostra para conhecer os trabalhos vencedores. É uma forma de “abrir horizontes para a literacia da arte contemporânea”, referiu a artista italiana, que é também mestre em Estudos Artísticos pela FBAUP e doutorada em História da Arte pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP).

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada até dia 17 de abril, no Museu de Aveiro/Santa Joana.