Melhorar a qualidade de vida dos docentes, investigadores e técnicos  da instituição através da criação de condições que promovam um maior equilíbrio entre as responsabilidades profissionais, o tempo em família e as atividades pessoais. Passa por aí a proposta do “Conciliação4UPorto”, um projeto pioneiro que está a ser implementado na Universidade do Porto.

Liderado pela Reitoria, este projeto insere-se no contexto da iniciativa governamental 3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar, – que visa promover um maior equilíbrio entre as três esferas da vida nas organizações.

Na prática, o projeto tem como objetivo implementar um Sistema de Gestão de Conciliação U.Porto, tendo em vista a adoção das melhores práticas – transversais às 18 Entidades Constitutivas – no que concerne à gestão equilibrada entre a vida profissional, pessoal e familiar dos trabalhadores da instituição.

Um novo website e mentoria para os novos trabalhadores

Entre as medidas a implementar inclui-se a criação de um website – o “Portal Conciliação@UPorto” -, que fornecerá aos trabalhadores acesso à informação e a possibilidade de interação online com outros profissionais.

Projetada está igualmente a criação de um “Quiosque do Bem-Estar”, que permitirá aos trabalhadores agendar consultas de Nutrição, de Serviço Social e Mediação, Psicologia e de Aconselhamento para Resultados.

O projeto prevê ainda o lançamento de um programa de mentoria destinado aos trabalhadores da U.Porto. O objetivo passa por garantir o acompanhamento dos trabalhadores admitidos pela primeira vez na instituição, de forma a apoiar a sua integração, assim como permitir o aconselhamento por parte de trabalhadores mais experientes.

A criação de um “Laboratório de Conciliação da U.Porto”, onde se poderão discutir medidas de melhoria e apresentar propostas de melhoria, é outra das ações programadas.

Neste momento, todas as linhas de ação do “Conciliação4Uporto” estão já delineadas, faltando apenas concluir o processo de certificação.

O projeto “Conciliação4Uporto” é tutelado pela Unidade de Responsabilidade Social da Reitoria da U.Porto, com coordenação técnica da Faculdade Medicina e colaboração ativa de representantes de cada uma das 18 Entidades Constitutivas. É cofinanciado pelo Fundo Social Europeu e pelo programa Compete 2020.