Mozart goza com os aprendizes e os seus erros mais grosseiros, Brecht foca-se no virar de página, que passa sempre despercebido, Luís Tinoco cria um spam musical e Zimmermann propõe um bailado negro, em contraponto ao humor negro. De 19 a 26 de setembro, é com estes cenários e muito humor pelo meio que se vai fazer “Humor na Música”, um programa da Casa da Música que tem por objetivo rir com a música e a cujas sessões os estudantes da U.Porto vão poder assistir a um preço especial.

O ciclo “Humor na Música” arranca a 19 de setembro (terça-feira), às 19h30, com o Remix Ensemble Casa da Música. Seguem-se três sessões onde serão protagonistas a Orquestra Sinfónica Casa da Música (23 de setembro, sábado, 18h00), o Coro Casa da Música (24 de setembro, domingo, 18h00) e a Orquestra Barroca Casa da Música (26 de setembro, terça-feira, 19h30)

O Remix Ensemble Casa da Música será responsável pela sessão inaugural do ciclo, a 19 de setembro. (Foto: DR)

Em cada sessão, os exemplos que prometem fazer o público rir com a música são diversos. Haydn é pretexto para apresentar uma personagem de uma das suas peças teatrais e um célebre exemplo do seu refinado humor pessoal, enquanto a compositora irlandesa Siobhán Cleary lança o desafio ao Coro de cantar um sem fim de trava-línguas.

No âmbito de uma parceria entre a Universidade do Porto e a Casa da Música, o preço dos bilhetes para todos os estudantes da Universidade do Porto terá então um custo de cinco euros por concerto. Na compra dos bilhetes será necessário apresentar o cartão de estudante da U.Porto, sendo que cada estudante poderá comprar um máximo de dois bilhetes por este valor, por concerto.

O ciclo “Humor na Música” pretende ser também uma forma de olhar as idiossincrasias de ser músico e perceber o olhar crítico dos compositores sobre a sua própria arte.