Francesco Luciani é um guitarrista clássico com vasta experiência nacional e internacional. (Foto: DR)

“Música para Circunavegar o Mundo” é o titulo do concerto de guitarra clássica que o músico Francesco Luciani irá dar na Casa-Museu Abel Salazar, no próximo sábado, 29 de junho, às 18h00.

Este espetáculo visa dar a conhecer ao público uma parte da história da música e da história da guitarra clássica, tendo por inspiração os Descobrimentos Portugueses, estando prevista uma das primeiras apresentações em público da primeira transcrição de sempre para guitarra clássica da Sonata XXV de Domenico Scarlatti, o brilhante compositor italiano protegido por D. João V. Esta Sonata foi descoberta em Portugal na coleção dos livros do Conde de Redondo e considerada inédita em 1985.

Natural da Itália, Francesco Luciani é um músico e compositor com vasta experiência nacional e internacional, e com uma carreira em expansão de que fazem também parte a edição de discos e livros, os últimos dos quais editados em 2018, respetivamente “Domenico Scarlatti: De Itália para a Corte Portuguesa” e “6 Sonatas para Guitarra de Domenico Scarlatti”.

Dividindo a sua carreira de concertista entre a Europa, África e a América Latina, Francesco Luciani toca como solista, com orquestras e em agrupamentos de música de câmara. Lecionou em diversas escolas e conservatórios de música em Portugal e Itália. Realiza masterclasses e cursos de aperfeiçoamento de guitarra clássica.

A entrada é livre.