Reitor da U.Porto e Diretor do Santander Universidades entregaram um Ipod Suffle a três dos estudantes que participaram no inquérito

Os estudantes e colaboradores da Universidade do Porto atribuem uma avaliação positiva ao Cartão U.PORTO. A conclusão resulta de mais uma edição do inquérito anual realizado junto de toda a comunidade académica, cujos resultados podem ser consultados aqui.

Globalmente, a valorização do cartão, em particular pelos utilizadores frequentes, aumentou ligeiramente e mantem-se no nível Bom. Idêntica valoração foi atribuída aos serviços disponíveis com recurso a cartão. Entre estes destacam-se a identificação nas bibliotecas, a autenticação nos equipamentos de cópia/impressão e a identificação em provas/exames (no caso dos estudantes). A maioria dos estudantes (65%) disse ainda ter utilizado o cartão para obter descontos em serviços externos à Universidade.

Num ano em que se registou um aumento significativo da participação da comunidade académica no inquérito, os participantes apontam o interesse em alargar o âmbito da utilização do cartão U.PORTO ao exterior da Universidade. Descontos no Comércio e Serviços e possibilidade de utilização nos transportes são as funcionalidades mais pretendidas.

O questionário foi realizado por uma empresa parceira do Banco Santander em conjunto com a U.PORTO e foi disponibilizado, entre 4 e 22 de junho 2012, a todos os estudantes e colaboradores da U.PORTO possuidores de Cartão U.PORTO. Obteve-se um total 1931 respostas (1786 por parte de estudantes, o que representa 7,7% do coletivo com cartão; e 145 respostas por parte de colaboradores, o que representa 5% do coletivo com cartão).

Criado em 2008, o cartão U.PORTO decorre de uma parceria inovadora entre a Universidade e o Banco Santander. Trata-se de um cartão inteligente que permite identificar um membro da comunidade académica da U.Porto, garantindo-lhe o acesso a serviços existentes nas várias unidades orgânicas (empréstimos nas bibliotecas, controlo de acessos a cantinas e bibliotecas, acesso a parques de estacionamento etc.), bem como a outros serviços disponibilizados por entidades externas, em condições especiais. O cartão também pode ser utilizado para efetuar pagamentos electrónicos (compras, carregamentos de telemóvel, etc.).

Prémios para os participantes

Como forma de incentivar a participação da comunidade académica, a Universidade do Porto sorteou três Ipod Suffle entre os estudantes que participaram no inquérito. A sessão de entrega dos prémios decorreu esta terça-feira, 30 de outubro de 2012, no edifício da Reitoria da U.Porto e contou com a presença do reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, e de Marcos Ribeiro, Diretor do Santander Universidades.

Os três estudantes premiados foram Mário Dias (FCUP), Diogo Ferreira (FMUP) e João Silva (FCUP).