Os mares da Noruega foram o local escolhido para a aventura que levou a equipa C2SR-Atlantics, composta por cinco estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e de Matemática Aplicada da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), à conquista do primeiro lugar no 2021 Njord Challenge for Autonomous Vessel Navigation, uma competição internacional de navegação autónoma que decorreu nos passados dias 18 e 19 de agosto, em Trondheim, Noruega.

A exploração de novas ideias e conceitos relacionados com a indústria naval autónoma era o principal objetivo da competição. Desafiados a criar e a desenhar sistemas de controlo autónomo de navios, os concorrentes enfrentaram problemas reais da indústria naval, contribuindo com conhecimento para a área da automação, inovação e soluções inteligentes e desenvolvendo uma rede de contactos de utilidade profissional futura.

O projeto vencedor, que trouxe para casa um prémio no valor de cerca de 2.400 euros, consistiu na criação de um sistema de navegação autónoma para um veículo marítimo em ambiente simulado.

“Para a competição, englobámos uma série de módulos de software implementados em ROS (Robot Operating System), responsáveis por cada uma das funcionalidades necessárias à navegação autónoma, como tomada de decisão, deteção e rastreamento de obstáculos, planeamento de trajetórias navegáveis, controlo do veículo e prevenção de colisões”, avança Rômulo Rodrigues, membro da equipa e estudante do Programa Doutoral em Matemática Aplicada da FEUP.

Da equipa faz também parte Matheus Reis, estudante do doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e que, juntamente com Rômulo, utilizou as suas valências académicas para se concentrar nos módulos de perceção e controlo. Desse trabalho acabou por resultar um artigo a ser apresentado na conferência OCEANS 2021, na Califórnia (EUA), no final de setembro.

Os restantes elementos da C2SR-Atlantics, todos eles membros do Cyber-Physical Control Systems and Robotics (C2SR) pertencente ao Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (SYSTEC) e ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da FEUP, são Gustavo Andrade, Paulo Silva e Francisco Neves. Em conjunto, aplicaram “conceitos previamente adquiridos no contexto das suas teses de mestrado e doutoramento” nas áreas de processamento de sinais, sistemas de controlo, aprendizagem computacional, inteligência artificial e robótica.

Os participantes da competição tinham como desafio explorar novas ideias e conceitos relacionados com a indústria naval autónoma. (Foto: DR)

O planeamento de trajetórias para veículos autónomos e a aprendizagem computacional para controlo robótico e visão computacional foram algumas das áreas mais visadas ao longo da conceção do sistema de navegação, que se alinha agora com os restantes projetos ancorados no C2SR com uma componente ligada aos veículos marinhos autónomos, como é o caso do IMPROVE e, mais recentemente, do RELIABLE.

Por detrás de uma equipa com um projeto sólido e robusto estão seis meses de trabalho intenso, com orientação de António Pedro Aguiar, professor do DEEC e investigador no SYSTEC, que prontamente desafiou os membros do laboratório a colocarem os módulos já em desenvolvimento à prova, dando-lhes a oportunidade de interagir com novas ferramentas e trabalhar em equipa num projeto de integração.