EBEC2 little

Competição promete agitar os corredores da FEUP durante 24 horas . (Foto: FEUP)

Arranca este fim-de-semana (12, 13 e 14 de março), na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a 8ª edição da ronda local da European BEST Engineering Competition, a EBEC Porto. Em prova vão estar mais de 60 equipas, um total de 240 estudantes, com expetativas de carimbar a passagem até à fase nacional, que decorrerá em Coimbra. Se pontuarem na cidade dos estudantes, estão automaticamente apurados para representar Portugal na final Europeia, em Belgrado.

A EBEC Porto é uma competição de engenharia que se divide em duas modalidades (team design e case study) e que promete agitar os corredores da FEUP durante 24 horas pelo oitavo ano consecutivo, num fim-de-semana marcado pelo improviso, pelas noções básicas de engenharia, pela capacidade de resistência e sobretudo pela originalidade e inovação das soluções apresentadas durante a competição.

Organizada pelo BEST Porto, a competição é dividida em duas modalidades: Team-Design, em que os estudantes são convidados a desenvolver um protótipo, criando um modelo real e funcional através de materiais de baixo custo, e o Case-Study, em que assumem o papel de CEO e procuram resolver um caso de estudo real, recorrendo a princípios de gestão. Este ano as provas de Case-Study serão fornecidas pelas empresas Ergostart e Sakthi.

Em apenas 24 horas, os estudantes vão ser testados até ao limite das suas capacidades técnicas, criativas e de improviso. Todos os materiais, ferramentas e alimentação durante o evento serão assegurados pela organização, que vai envolver 50 estudantes da FEUP e Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), disponíveis para passar o fim-de-semana na faculdade a prestar apoio aos 240 participantes.

O tipo de protótipos a criar e os casos de estudo a resolver estão no segredo dos deuses até ao arranque da prova, agendado para as 14h00 de sábado, dia 12 de março. A competição termina no dia seguinte, às 14h00, completando assim as 24 horas non-stop da competição. No dia 14 de março, segunda-feira, cada equipa terá de apresentar e explicar os protótipos e os “case-studies” desenvolvidos perante um júri. Os protótipos serão testados em público, numa sessão aberta a toda a comunidade da FEUP, a partir das 14h00.

O programa completo pode ser consultado aqui.

BEST Porto vence prémio Carlos Magno 2016

A notícia é recente e veio diretamente de Estrasburgo: o Júri nacional do Prémio Carlos Magno decidiu por unanimidade atribuir o 1º lugar ao European BEST Engineering Competition – Final Round 2015 que ocorreu na FEUP de 2 a 11 de agosto de 2015, organizado pelo BEST Porto. No evento participaram 120 estudantes de diferentes países num programa rico em atividades de natureza técnica mas também de trabalho em grupo e de comunicação.

O vencedor nacional integra o conjunto dos 28 projetos (um por cada Estado-Membro) que será apreciado pelo Júri europeu a quem caberá escolher o vencedor até 7 de abril de 2016 e atribuir prémios aos 3 melhores classificados.