Já abriram as inscrições para a maior competição nacional de engenharia, que está de volta à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) de 19 a 21 março, agora em formato presencial. Organizada pelo BEST Porto, a edição local da European BEST Engineering Competition (EBEC) oferece aos estudantes das faculdades de Engenharia e de Ciências (FCUP) da U.Porto a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades práticas e o seu espírito crítico e competitivo.

Durante 24 horas, a EBEC promete agitar os corredores da FEUP num fim de semana marcado pelo improviso, pelas noções básicas de engenharia, pela capacidade de resistência e sobretudo pela originalidade e inovação das soluções apresentadas durante a competição.

A competição, que conta com cerca de 200 participantes distribuídos em equipas de quatro elementos, divide-se em duas modalidades. A vertente Case Study foca-se na resolução de dois casos de estudo de problemas reais, desafiando os estudantes a recorrerem a princípios de gestão. Já a de Team Design, convida os estudantes a desenvolverem um protótipo com ferramentas de oficina, criando um modelo real e funcional através de materiais de baixo custo.

Apresentando-se como um projeto a nível europeu, a EBEC funciona em três fases: a ronda local, apenas com os estudantes interessados provenientes do Porto; a ronda regional, que também será na FEUP e que vai contar com os vencedores de todas as rondas locais de Portugal e de Espanha; e a final, com as restantes equipas vencedoras de toda a Europa.

No programa da competição está ainda incluída uma sessão de networking, agendada para o dia 17 de março. Neste evento, os estudantes vão poder contactar com todas as empresas patrocinadoras para conhecerem mais sobre o mundo profissional na área da engenharia.

As inscrições, lançadas esta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, estão abertas até ao próximo dia 6 de março e são dirigidas a todos os estudantes da FEUP e da FCUP.

Mais informações aqui.