O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e o jornal PÚBLICO juntaram-se para fornecer a previsão a sete dias do número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 – causador da COVID-19 – em Portugal.

As previsões, que incluem também a evolução do número de casos por regiões, o número de óbitos, de internamentos e de doentes em unidades de cuidados intensivos, assim como o índice de transmissibilidade (R), estão disponíveis no website do jornal PÚBLICO.

Para além das estimativas para a semana seguinte, a plataforma permite também saber como evoluiu a pandemia na semana anterior.

Recorde-se que, em março passado, o ISPUP e o PÚBLICO já tinham lançado os “Diários de uma pandemia”, um projeto de investigação que, ao longo de vários meses, desafiou os portugueses a responder a um conjunto de perguntas sobre diferentes aspetos relacionados com a COVID-19.

Desta parceria, que envolveu também o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), resultou a publicação de vários relatórios que permitiram compreender a evolução da vida no país ao longo da pandemia.