Reunião de inverno de 2017, decorrida em Berlim, no Institut für Museumsforschung​ (Instituto de Investigação em Museus). (Foto: DR)

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), através da área da Museologia do Departamento de Ciências e Técnicas do Património, vai acolher nos próximos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, a Reunião de Inverno da Direção do Comité Internacional para a Documentação (CIDOC) do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Dos comités internacionais daquela que é a maior organização internacional de museus e profissionais de museus dedicada à preservação e divulgação da património natural e cultural mundial, o CIDOC é o que tem a missão específica de promover a reflexão e discussão quanto ao processo de documentação em museus. Cabe-lhe ainda providenciar à comunidade museológica aconselhamento e normas orientadoras de procedimentos, contando, para tal, com uma rede internacional de especialistas.

Todos os anos, no inverno, reúne a atual Direção, a cargo de Monika Hagedorn-Saupe e à qual pertence Alexandre Matos, mestre e doutor em Museologia pela FLUP, e docente afiliado da faculdade.

Para além da agenda normal, relacionada com tarefas, eventos e projetos, e preparando já a próxima conferência anual, esta reunião servirá também para discutir a visão estratégica do CIDOC para os próximos 10 anos relativamente à documentação e gestão de coleções em museus e ao posicionamento do comité, face ao trabalho que tem vindo a desenvolver e ao estado da arte dos processos, técnicas e tecnologias disponíveis.

Mais informações aqui.