Já é conhecida a composição definitiva da Comissão de Trabalhadores da Universidade do Porto para o quadriénio 2022/2025. A eleição decorreu no passado dia 13 de dezembro, em todas as Unidades Orgânicas e Serviços Autónomos da U.Porto, e culminou na escolha dos 11 membros que passam a integrar aquele órgão representativo dos trabalhadores da Universidade e o primeiro do género no Ensino Superior português.

O ato eleitoral contou com a participação de duas listas. A Lista B foi a que reuniu o maior número de votos (487), a que correspondem sete mandatos, distribuídos pelos trabalhadores Ana Nogueira (SASUP), Maria João Leite Cardoso (Reitoria), Pedro Sampaio (FLUP), Paula Teixeira Pinto (Reitoria), Pedro Miguel Silva (FEUP), Rui Pedro Costa (FFUP) e António Rodrigues (FADEUP).

Já a Lista A – Todos Somos UP, composta maioritariamente por membros da Comissão de Trabalhadores cessante, elegeu quatro membros, correspondentes a 262 votos. São eles: José Miguel Magalhães (Reitoria), Rosa Barros (FCNAUP), Miguel Diogo (FEUP) e Maria Armandina Moreira (FMUP).

Numa mensagem de agradecimento enviada à comunidade, ambas as listas enalteceram a participação dos trabalhadores da U.Porto no processo eleitoral.

A lista A garante que irá prosseguir “na sua missão de pugnar pelo fortalecimento da Universidade através de uma colaboração transversal, que potencie a melhoria das condições laborais, a harmonização de processos e a defesa de interesses comuns”.

Já a Lista B prometer pautar a sua atividade “com espírito de abertura, colaboração, lealdade, pacificação e justiça no seio da Universidade, assumindo-se como parceira privilegiada da U.Porto na prossecução da sua missão”.

Sobre a Comissão de Trabalhadores da U.Porto

Criada em 2013, a Comissão de Trabalhadores da U.Porto é um órgão pioneiro no quadro no Ensino Superior em Portugal e tem como missão a defesa e a valorização dos interesses e dos direitos de todos os colaboradores da comunidade académica através de uma participação ativa e construtiva na gestão da instituição.

Atualmente, também as universidades de Aveiro, Lisboa, Minho, Coimbra e outras instituições de ensino superior nacionais têm em curso os processos de constituição das respetivas comissões de trabalhadores.