Ponte da Arrábida completa o seu 50.º aniversário a 22 de junho de 2013.

A Ponte da Arrábida completa 50 anos em 2013, ano do centenário do nascimento no Porto do seu autor, o Engenheiro Edgar Cardoso, formado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Para assinalar esta data, a FEUP irá realizar o colóquio internacional “Arrábida 50 – Colóquio Internacional sobre Pontes e Património”, a decorrer na Alfândega do Porto, no dia 21 de junho, véspera do aniversário da Ponte da Arrábida.

Durante o evento, a Ponte da Arrábida e as pontes em Portugal e no mundo serão abordadas do ponto de vista técnico, artístico, paisagístico, histórico e patrimonial, por especialistas nacionais e estrangeiros como Eduardo Souto Moura (Faculdade de Arquitetura U.Porto), Cecil Balmond (Balmond Studio, Reino Unido),  Jirí Strásky (Technical University of Brno, República Checa), Miguel Aguiló (Universidade Politécnica de Madrid), António Adão da Fonseca (FEUP), Raimundo Delgado (FEUP), Júlio Appleton (Instituto Superior Técnico), António Reis (Instituto Superior Técnico), Aníbal Costa (Universidade de Aveiro) e Paulo Cruz (Universidade do Minho).

A Ponte da Arrábida foi classificada como Monumento Nacional no passado dia 23 de maio, pelo Conselho de Ministros. O processo de classificação, foi desencadeado em 2010 com o apoio institucional e por engenheiros da FEUP, envolvendo também uma petição online. O pedido formal de classificação deu entrada na Secretaria Regional de Cultura do Norte (DRCN) a 2 de agosto de 2010, subscrito por Manuel de Matos Fernandes, diretor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, sustentado por um dossiê preparado por uma equipa que envolveu Augusto de Sousa e Álvaro Azevedo, docentes da FEUP, Esmeralda Paupério, engenheira do Instituto da Construção da FEUP, e José Fernando Martins, estudante de doutoramento.

Entre as razões apontadas para a classificação, destacam-se o valor da Ponte da Arrábida como obra-prima da Engenharia de Pontes, sendo como tal reconhecida internacionalmente; o seu processo construtivo, constituído por uma operação de extraordinário rigor e engenho, nunca antes realizada; na data da sua conclusão era a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo; foi a primeira grande ponte sobre o rio Douro integralmente concebida, projetada e construída pela engenharia portuguesa; ao longo de 50 anos tornou-se um dos mais poderosos ícones da cidade, provavelmente aquele que no futuro melhor simbolizará o Porto do séc. XX; está inserida numa área sensível e com forte pressão imobiliária, sendo imperioso que quaisquer novas construções na zona sejam apreciadas tomando em consideração o seu excecional valor patrimonial.

Paralelamente ao colóquio, será inaugurada às 17 horas de 22 de junho (sábado), no Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR), a exposição “Entre as Margens – Representações da Engenharia na Arte Portuguesa”, uma mostra de pintura de alguns dos mais significativos artistas plásticos portugueses, coorganizada pela FEUP, FBAUP e MNSR e comissariada por Bernardo Pinto de Almeida.