Já se encontra oficialmente constituída a nova Coleção de Culturas do Porto (CCP), um centro de recursos biológicos coordenado pelo Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), cuja principal missão é assegurar a preservação, distribuição, pesquisa e valorização da biodiversidade bacteriana.

Fundada em 2021 pela docente e investigadora Luísa Peixe, a CCP já se encontra registada e reconhecida pela World Federation of Culture Collections (WFCC – coleção nº 1252) e integrada na Rede Portuguesa de Centros de Recursos Microbiológicos (Pt-mBRCN). Dela fazem parte importantes recursos bacterianos de diversos nichos, resultantes da investigação desenvolvida ao longo de décadas em resistência a antimicrobianos e microbioma humano, no Laboratório de Microbiologia – BacT_Drugs@UCIBIO.

A Coleção disponibiliza ainda diversos serviços (identificação, tipagem, pesquisa de mecanismos de resistência e virulência) orientados para a academia, sector biotecnológico, farmacêutico e alimentar, assim como apoio a vários projetos e trabalhos de investigação nacionais e internacionais.

A Coleção de Culturas do Porto

Em termos quantitativos, e de acordo com dados fornecidos por Luísa Peixe, “a CCP integra, de momento, 240 estirpes (100 públicas e 140 em regime de coleção privada) bem caracterizadas, e de elevado interesse para uma vasta comunidade científica, esperando progressivamente incluir as mais de 5000 bactérias existentes no seu grupo de investigação”.

Da coleção fazem parte isolados de referência, como os associados às primeiras descrições de carbapenemases, ou isolados bacterianos descritos recentemente e caracterizados como espécies novas (bactérias “tipo”, ex. Citrobacter portucalensis e Lactobacillus mulieres).

Do ponto de vista da evolução e crescimento da Coleção de Culturas do Porto, a fundadora aponta para um futuro promissor. Segundo Luísa Peixe, o foco principal passa por “aumentar o catálogo de recursos bacterianos público, desenvolver “mock communities” bacterianas e afirmar a CCP como uma coleção de referência em microbioma humano”.

Luísa Peixe, fundadora da CCP,  pretende tornar a coleção numa “referência em microbioma humano”. (Foto: FFUP)

Por outro lado, a docente da FFUP e investigadora do laboratório associado UCIBIO/REQUIMTE pretende fazer da CCP “uma coleção de referência a nível internacional”, através de futuras colaborações e parcerias com coleções de culturas já existentes.

A CCP iniciou oficialmente a sua atividade no dia 27 de outubro, no evento “Dia do Laboratório de Microbiologia” promovido pela FFUP. Este evento anual visa promover uma plataforma de discussão e divulgação científica interdisciplinar nas áreas científicas da microbiologia, imunologia e oncobiologia, para além de ser uma forma de incentivar a investigação científica nestas áreas.