Delegação de 38 estudantes da U.Porto alcançou o oitavo titulo consecutivo no CNU de Atletismo Pista Coberta. (Foto. DR)

A Universidade do Porto alcançou este domingo o oitavo título consecutivo no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Coberta, que se disputou no Expocentro de Leiria.

Para este feito inédito na história do desporto universitário em Portugal contribuíram as quatro medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze conquistadas pela delegação portuense. Na classificação geral, a U.Porto impôs-se entre os 34 clubes de instituições de ensino superior presentes na competição, superando o IPLeiria (2.°lugar) e a Universidade NOVA (3.° lugar).

A nível individual, o destaque vai para os campeões nacionais universitários Beatriz Baptista (Salto à Vara), Ana Lopes (3000m), Ivo Tavares (Salto em Comprimento) e a equipa feminina de estafetas. Às portas do ouro ficaram por sua vez os vice campeões nacionais universitários  Tony Calvo (3000m), Pedro Vila Cova (60m barreiras), Flávia Ribeiro (60m), Laura Regalado (3000m) e Andreia Nicolau (Salto em Altura).

As medalhas de bronze foram conquistadas por Ana Lopes (800m), Andreia Nicolau (60m barreiras) e pelas equipas masculina e feminina das Estafetas.

Comandada pelo treinador Pedro Guimarães, a delegação da Universidade do Porto foi constituída por 38 estudantes provenientes das diferentes faculdades da U.Porto.

Ténis e Mesa e Badminton de ouro

A equipa de Ténis de Mesa dominou o pódio no setor feminino e alcançou o ouro no masculino. (Foto: DR)

Para além do feito histórica da equipa de atletismo, a semana que passou ficou ainda marcada pelas vitórias nas equipas da u.porto presentes nos CNU’s o CNU de Ténis de Mesa pares e de Badminton.

No Ténis de Mesa, a U.Porto confirmou o domínio que vem demonstrando nos últimos anos na modalidade. Após a vitória na prova de equipas em dezembro, a Universidade foi a Aveiro – de 2 a 3 de março – para se impor na prova de pares, arrecadando os títulos nos setores feminino e masculino.

No feminino, Joana Mota e Sara Costa não deram hipóteses à concorrência, o mesmo acontecendo com Miguel Pinto e Gonçalo Baptista no masculino. A U.Porto alcançou ainda duas medalhas de prata, uma em pares femininos por Margarida Matos e Inês Teixeira, e outra na prova de pares mistos por Gonçalo Amorim e Sara Costa. Ainda nesta prova, a Miguel Pinto e Joana Mota alcançaram a medalha de bronze, confirmando assim um pódio inteiramente ocupado por atletas / estudantes da U.Porto.

Cinco anos após a última vitoria, Teresa Figueira e Inês Lorga trouxeram  de novo o título de Badminton pares femininos para a U.Porto. (Foto: DR)

Mais surpreendente, mas igualmente saborosa, foi a vitória da U.Porto no CNU de Badminton pares, variante feminina, pelas mãos da dupla composta por Inês Lorga e Teresa Figueira.

A única dupla da U.Porto em competição derrotou na final a equipa da casa, a Universidade de Lisboa, pelo parcial de 2-0. Inês e Teresa reconquistam assim o título que escapava à U.Porto desde 2012.

A delegação de Ténis de Mesa da U.Porto, orientada pelo treinador José Miguel Neves, volta a competir a 15 de maio na prova individual. Já o Badminton regressa a 8 e 9 de maio para a disputa da prova individual, na Covilhã.