Equipa conquista triplo ouro em pares femininos, masculinos e mistos.

A equipa de Ténis de Mesa fez história ao conquistar o triplo ouro em pares femininos, masculinos e mistos. (Fotos: CDUP-UP)

A Universidade do Porto conquistou dez medalhas e dois títulos coletivos nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Ténis, Ténis de Mesa pares, Badminton e Escalada Boulder que, entre 15 e 20 de fevereiro, colocaram frente-a-frente os melhores estudantes atletas do país naquelas quatro modalidades.

Ao todo foram 38 os estudantes atletas que saíram de 11 faculdades da U.Porto (Engenharia, Medicina, Ciências, Letras, Desporto, Direito, Economia, Ciências da Nutrição e Alimentação, Medicina Dentária, Psicologia e Ciências da Educação e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) para representarem a Universidade no segundo palco das suas vidas: o desporto. Com a determinação a que já nos habituaram,  estiveram presentes em quatro provas nacionais alcançando quatro medalhas de ouro, três de prata e três de bronze.

No Ténis e Mesa fez-se história. Numa competição que contou com a participação de cerca de 35 atletas de sete Instituições de Ensino Superior de todo o país, a U.Porto venceu os três títulos possíveis. Os novos campeões nacionais universitários de Ténis de Mesa são Ana Teresa Torres e Sara Costa em pares femininos, Jorge Costa e Gonçalo Amorim em pares masculinos e Sara Costa e Gonçalo Amorim em pares mistos. A U.Porto alcançou ainda a medalha de bronze em pares mistos por Ana Torres e Francisco Fraga.

Vitória Rezende sagrou-se campeã nacional em Escalada Boulder.

O outro título coletivo foi alcançado na modalidade de Escalada Boulder. Vitória Rezende alcançou o título nacional e Manuel Carvalho sagrou-se vice-campeão, num CNU organizado pela U.Porto no dia 20 de fevereiro na loja Refúgio no Porto, que contou com a participação de mais quatro estudantes da U.Porto.

Também a jogar em casa, a delegação de Ténis da U.Porto fez valer o seu valor no Complexo de Ténis da Maia. Com uma medalha de prata no masculino e duas de bronze no masculino e feminino, a U.Porto destacou-se entre as 11 instituições de ensino superior que marcaram presença na competição.

Prata e Bronze no CNU de Ténis equipas ficaram com a U.Porto.

Os estudantes da U.Porto Diogo Calheiros, Gustavo Oliveira, João Magalhães e Bernardo Oliveira, constituíram a equipa vice-campeã nacional. A equipa de Raquel Mateus, Ana Catarina Pereira, Rita Pichel, Sofia Morais e a equipa de André Flórido da Costa, Fernando Moreira e João Diogo Magalhães, alcançaram ambas as medalhas de bronze.

Finalmente, no CNU de Badminton, as estudantes da U.Porto Ana Rita Santos e Teresa Figueira destacaram-se entre os 48 participantes ao sagrarem-se vice-campeãs nacionais em pares femininos. A U.Porto, com uma delegação de10 estudantes atletas, chegou ainda a duas meias-finais com os pares Inês Lorga/Gabriela Pereira e Guilherme Pereira/João Sousa, que ficaram às portas do pódio num honroso 4º lugar.

badminton peq

Teresa Figueira e Ana Rita Santos são vice-campeãs nacionais no Badminton.

Esta semana a U.Porto entra novamente em campo nos Campeonatos Académicos do Porto com as equipas de Rugby masculino (24 de fevereiro) e Andebol feminino (25 de fevereiro). Já  nos dias 27 e 28 de fevereiro, a U.Porto vai estar representada por 13 estudantes no CNU de Corta Mato, em Famalicão, ao passo que 50 estudantes vão estar em Braga para disputar o CNU de Atletismo Pista Coberta.