Pódio feminino no Ténis de Mesa foi dominado pela U.Porto e medalha de ouro no masculino.

O pódio feminino no Ténis de Mesa foi dominado pela U.Porto, que conseguiu ainda a medalha de ouro no masculino. (Fotos: CDUP-UP)

Cerca de 50 estudantes da Universidade do Porto estiveram em Braga, de 26 a 29 de maio, a competir nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) individuais de Ténis de Mesa, Badminton, Bilhar, Karaté, Xadrez e Escalada, arrecadando inúmeras vitórias nesta que é a maior prova de desporto universitário do país.

A U.Porto arrasou em várias modalidades, nomeadamente no Ténis de Mesa, ao completar todo o pódio feminino e arrecadar a medalha de ouro no masculino, no Xadrez semi-rápidas, ao vencer o título nacional universitário, e no Karaté, juntando 11 medalhas ao quarto título coletivo consecutivo.

No CNU de Ténis de Mesa, o destaque vai para os estudantes Joana Mota e Raphael Almeida que se sagraram campeões nacionais universitários nas competições feminina e masculina, respetivamente. Ainda no feminino, Ana Torres foi vice-campeã nacional e Sara Costa alcançou o bronze.

Equipa de Karaté da U.Porto vence troféu coletivo.

A equipa de Karaté da U.Porto venceu o seu quarto título nacional universitário consecutivo.

Destaque também para a delegação de Karaté da Universidade do Porto que se sagrou tetracampeã nacional, juntando ao título coletivo a conquista de três medalhas de ouro, três de prata e cinco medalhas de bronze. Os três campeões nacionais foram Luís Silva (Kata), Gonçalo Pinto (-60kg) e Flávio Cunha (-67Kg). Inês Tunes (-55kg), Vitor Veiga (+84kg) e Joaquim Mendes (-67kg) foram vice-campeões nacionais. As cinco medalhas de bronze pertenceram aos estudantes Catarina Rodrigues (Kata, +68kg), José Pedro Kilcher (-60kg), Emanuel Fernandes (-75kg) e Ana Francisca Silva (-55kg).

xadrez

Jorge Viterbo Ferreira, levado ao colo pelos colegas de equipa, sagrou-se mais uma vez campeão nacional universitário de Xadrez semi-rápidas.

No Xadrez semi-rápidas, Jorge Viterbo Ferreira foi mais uma vez campeão nacional universitário, numa prova em que Bruno Ribeiro alcançou o quinto lugar, Henish Balu ficou em nono, logo seguido por Pedro Mendes, João Cruz em 13º, Nuno Martinho em 15º e Sandro Batista em 16º. Participaram neste CNU 23 estudantes de seis instituições de ensino superior.

Na Escalada Dificuldade à vista, Manuel Carvalho foi vice-campeão e Alice Moroni alcançou o bronze. O resultado desta prova combinada com as provas de Boulder e Velocidade renderam à U.Porto o terceiro lugar coletivo.

No Badminton os estudantes da U.Porto, Ricardo Azevedo Silva, Manuel Curral e Teresa Figueira não conseguiram passar os quartos-final. No Bilhar os estudantes da U.Porto ficaram-se pela 3ª ronda dos vencidos.