Estudantes da U.Porto chegaram ao topo do primeiro CNU de Escalada do ano. (Foto: FADU)

A Universidade do Porto venceu o primeiro Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Escalada do ano. A competição recorreu no passado dia 1 de dezembro, no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, tendo culminado com a conquista de duas medalhas de prata e o primeiro lugar por equipas para a U.Porto.

Na prova que abriu a temporada universitária de Escalada, o destaque individual vai para Manuel Carvalho, estudante da Faculdade de Letras, e Kataryzna Sarosiek, estudante da Faculdade de Economia, que arrecadaram as duas medalhas que garantiram a vitória à seleção portuense. Os vencedores deste CNU foram Olha Fedyuk do IPP, no setor feminino, e Ricardo Neves do IPLeiria, no masculino.

Na competição participaram mais seis atletas da U.Porto: Lucie Adolfová (FPCEUP), Marlene Fonseca(ICBAS), António Panico, Francisco Duarte, Pedro Machado e Talisson Figueiredo, todos da FEUP.

Com esta vitória, a U.Porto passa assim a liderar a corrida ao título nacional de Escalada, que, este ano, vai premiar os atletas que mais se distinguirem nas diferentes variantes da modalidade. Depois do CNU de Escalada em Boulder, que consiste numa uma escalada em rocha sem o uso de cordas e mosquetões, segue-se o CNU de Escalada Dificuldade à Vista, onde os atletas saem da zona de aquecimento, observam a via que contém obstáculos durante 5 minutos e depois competem. O terceiro e derradeiro CNU é o de Escalada Velocidade, que distingue os atletas que atingirem o topo da via mais rapidamente. Da soma das pontuações dos três CNU’s  sairá o campeão nacional universitário 2012/2013.