A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) reforçou recentemente as medidas de higiene e segurança em vigor na Clínica da instituição, através da colocação de divisórias entre os diferentes “consultórios” onde os pacientes são atendidos.

Esta medida tem como objetivo diminuir a probabilidade de disseminação cruzada de partículas com carga viral de SARS-CoV-2 – o vírus responsável pela COVID-19 – ou outros agentes infeciosos, que podem ser transportados por aerossóis gerados durante a realização da maioria dos procedimentos clínicos por parte dos médicos dentistas. Ao mesmo tempo, procura-se aumentar a privacidade e o conforto dos pacientes que recorrem aos serviços da Clínica da FMDUP.

A iniciativa surge no seguimento de outras que a faculdade tem vindo a desenvolver desde o primeiro período de confinamento, em maio do ano passado, com o objetivo de garantir o atendimento clínico à comunidade com a máxima segurança possível.

Entre as medidas implementadas incluem-se ainda a criação de circuitos de circulação nas instalações da clínica e a implementação de novos protocolos de higiene e segurança, nomeadamente através do uso obrigatório de equipamentos de proteção individual completo (EPIs) cedidos pela FMDUP aos estudantes, funcionários e professores aquando do atendimento clínico.

A Clínica da FMDUP faculta, todos os anos, cerca de 30 mil consultas de medicina dentária à comunidade a preços reduzidos. (Foto: AEFMDUP)

Sobre a Clínica da FMDUP

Asseguradas por estudantes e recém-diplomados (sob supervisão de docentes da instituição), as consultas facultadas à comunidade pela Clínica da FMDUP  são abertas a qualquer pessoa e disponíveis em diversas áreas da Medicina Dentária, com preços mais acessíveis que os praticados em clínicas privadas.

Além de consultas, a faculdade presta ainda cuidados especializados no âmbito da prótese, da cirurgia, da implantologia, da endodontia e da ortodontia.

A clínica da FMDUP encontra-se aberta ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Os interessados em marcar uma consulta podem fazê-lo via e-mail, para o endereço de correio eletrónico [email protected]