Equipas nacionais no bootcamp do ClimateLaunchpad, no UPTEC. (Foto: UPTEC)

Um pavimento rodoviário que recolhe energia cinética de um veículo, nanossensores que ajudam a avaliar a qualidade de produtos e até um tecido que armazena energia e alimenta dispositivos. Estas são três das seis ideias de negócio que vão ser apresentadas na final nacional do ClimateLaunchpad, que acontece dia 22 de junho, pelas 14h30, no Auditório do Edifício Central do UPTEC.

O ClimateLauchpad, a maior competição do mundo na área da inovação cleantech, é promovido, em Portugal, pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e pela SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação. Em 2016, esta iniciativa internacional recebeu perto de 700 candidaturas de 30 países e totalizou um investimento de cerca de um milhão de euros.

Na final nacional vão ser conhecidas mais três ideias com benefícios climáticos: uma tecnologia para melhorar a climatização de edifícios, uma app de eco-driving em tempo real  e uma solução para facilitar a relação entre proprietários e instaladores de painéis solares.

A final nacional vai eleger os três vencedores português, que terão direito a: acesso direto à Escola de Startups do UPTEC, horas de apoio jurídico da Telles de Abreu Advogados, presença com um stand na Porto Water Innovation Week, evento promovido pelas Águas do Porto.  Nos dias 17 e 18 de outubro, os vencedores vão representar Portugal na final europeia, em Chipre, competição que vai atribuir 10 mil euros ao primeiro classificado e 5000 e 2500 euros ao segundo e terceiro, respetivamente.

As inscrições no evento são gratuitas e podem ser realizadas aqui.