A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe, de 14 a 19 de setembro, um exemplar de um dos modelos mais avançados de robots cirúrgicos disponíveis na Europa. O objetivo da iniciativa é permitir que um grupo de mais de cem cirurgiões e outros profissionais de saúde do Norte de Portugal possa experimentar o equipamento e treinar as suas competências em cirurgia robótica – uma área da Medicina em crescimento.

O robot é composto por três componentes: uma consola, a partir da qual o cirurgião controla todos os movimentos; um conjunto de quatro braços robotizados; e uma torre de visão. Antes de experimentarem as técnicas cirúrgicas, os profissionais de saúde vão ter de usar um módulo de simulação virtual que permite treinar diversos procedimentos. Depois, poderão avançar para o treino das diferentes técnicas de cirurgia em modelos animais, com recurso ao robot.

Francisco Cruz, subdiretor da FMUP e cirurgião, lembra que “esta abordagem cirúrgica é ainda rara no Serviço Nacional de Saúde” (SNS), existindo um único exemplar deste equipamento, oferecido por uma organização não-governamental, num hospital de Lisboa.

No entanto, as mais-valias deste tipo de cirurgia são conhecidas. As cirurgias robóticas apresentam várias vantagens para os pacientes, pois “são menos invasivas e mais precisas, o que contribuiu para reduzir os riscos da cirurgia, minimizar a dor do paciente e acelerar o processo de recuperação pós-operatório”, explica o docente.

Por outro lado, a utilização de robots também apresenta benefícios para as equipas médicas e para os hospitais, aumentando o conforto e ergonomia dos médicos – que executam, por vezes, cirurgias de várias horas –, minimizando o tempo de ocupação dos blocos operatórios e reduzindo o tempo de internamento dos pacientes.

Múltiplas aplicações da cirurgia robótica

A cirurgia robótica pode ser usada nas cirurgias abdominais nas áreas da Ginecologia, Urologia e Cirurgia Geral, na área pulmonar ou cardiovascular, na cirurgia do reto e até na área da Otorrinolaringologia. As cirurgias em pacientes oncológicos são das que mais beneficiam da utilização deste tipo de equipamento, pois o robot auxilia na remoção do tumor mantendo o máximo possível de tecido saudável.

“É importante que os cirurgiões, enfermeiros do bloco operatório e médicos internos sejam treinados e estejam aptos a utilizar este tipo de abordagem. E é preciso que os estudantes de Medicina possam ter contacto com este tipo de soluções o mais precocemente possível”, refere Francisco Cruz.

Recorde-se que a FMUP foi pioneira na adoção de sistemas de Simulação Médica no âmbito da formação pré e pós-graduada de profissionais de Saúde. A promoção de oportunidades de treino e formação com os mais avançados robots de cirurgia é vista pela instituição como uma consequência natural de um investimento que tem sido feito na promoção das melhores técnicas de treino médico-cirúrgicas.