Ricardo Cruz Correia, investigador do Centro de Investigação em Tecnologia e Serviços de Saúde (CINTESIS) e docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi convidado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Brasil) para ministrar uma webconferência especial intitulada “Educação em Informática Biomédica: O Estado da Arte em Portugal e no Brasil”.

Organizada pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC),a iniciativa faz parte da estratégia para a criação do Grupo de Interesse Especial  da Rede Universitária de Telemedicina (Rede RUTE) intitulada Educação em Informática Biomédica. “A ideia é fomentar o debate sobre a Informática Biomédica no Brasil, tendo como base a experiência bem sucedida da universidade portuguesa”, explica Luiz Roberto de Oliveira, da FAMED/UFC.

A Rede RUTE é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil que visa apoiar o aperfeiçoamento de projetos em Telemedicina em universidades públicas e hospitais universitários, estimulando a colaboração entre os parceiros, por meio de vídeos e webconferências, palestras e teleconsultas, por exemplo.

“A Rede traz impactos positivos nos serviços médicos já existentes no país, permitindo a adoção de medidas simples e de baixo custo que diminuem a carência de especialistas e proporcionam treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência”, explicam os académicos brasileiros.

Para além do especialista português, participará no evento Zilma Reis, docente  da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) e colaboradora externa do CINTESIS, que se prepara para iniciar a oferta do ensino da informática biomédica nessa instituição.

Note-se que Ricardo Cruz Correia integra há 17 anos o agora denominado Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da FMUP, cuja missão passa pela criação, difusão e aplicação de conhecimento nas áreas de Bioestatística, Bioética e Informática Médica. Para além disso, lidera um importante grupo de investigação do CINTESIS (In4Health), integra três spin-offs (VirtualCare, HealthySystems e IS4Health) com atividade associada às Tecnologias da Saúde e fundou o Mestrado em Informática Médica da U.Porto.

A webconferência está marcada para dia 26 de janeiro, às 14h00 (horário de Portugal).

A iniciativa é aberta ao público. Os interessados podem assistir ao evento através do link http://webconf2.rnp.br/rutehuwcufc.