Tiago Costa, da VirtualCare, foi um dos empreendedores presentes. (Foto: DR)

O Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), sediado na U.Porto, organizou no passado dia 24 de fevereiro a primeira edição do “Spin-off’s Meeting: Novas ideias de negócio”. Promovido pela área de Inovação de Transferência de Tecnologia do CINTESIS, a sessão reuniu vários representantes das Spin-off’s do CINTESIS, representantes da U.Porto Inovação e investigadores interessados em seguir este caminho, com o objetivo de discutir práticas e experiências na transferência de tecnologia e inovação.

Após as boas-vindas, o Meeting arrancou com uma intervenção de Filipe Castro, da U.Porto Inovação, que salientou a “necessidade que os investigadores têm de contar com equipas especializadas, capazes de os apoiarem na rentabilização do conhecimento e da inovação resultante da sua atividade de investigação”.

Cidália Pina Vaz, fundadora da empresa FastInov, deu início às apresentações abordando a motivação para a criação da empresa e as várias etapas de desenvolvimento já percorridas. A especialista em Microbiologia do CINTESIS lembrou que a criação desta empresa decorreu da “necessidade de criar uma equipa sólida e estável que conseguisse desenvolver um produto que revolucionasse os tempos de resposta da Microbiologia à prática clínica”.

A contratação de recursos humanos de qualidade que pudessem dar continuidade a projetos que nasceram na Universidade também foi uma das motivações apontadas por Tiago Costa, CEO da VirtualCare. O diretor executivo desta spin-off que foi recentemente distinguida com a chancela U.Porto Spin-off, enfatizou que esta empresa, criada em 2012, implementou já o seu mais antigo produto – o ObsCare – em 11 hospitais nacionais, estando em desenvolvimento o processo de expansão para o resto de país e para o Brasil.

A IS4Health apresentou o seu mais importante produto – o DigiScope

Daniel Pereira, cofundador da IS4Health, lembrou que o principal produto desta start-up – o estetoscópio digital DigiScope – já serviu para o treino de mais de mil estudantes de Medicina e envolveu cerca de 25 docentes universitários. Em utilização na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), numa Universidade francesa e, muito em breve, numa instituição norte-americana, o DigiScope apresenta altos níveis de satisfação por parte dos estudantes.

O encontro terminou com a apresentação de Isabel Cruz, da HealthySystems. Esta empresa prepara-se para lançar no mercado um produto único no mercado europeu – o HS.ULISYS. Esta ferramenta permite anonimizar os dados provenientes das bases de dados das instituições de saúde (entre outras), adequando a cedência, venda e/ou estudo da informação às exigências do Novo Regulamento Europeu de Proteção de Dados.