O ActiveAdvice – Decision Support Solutions for Independent Living Using an Intelligent AAL Product and Service Cloud, projeto europeu com a participação do CINTESIS, vai estar no AAL Forum 2017, que se realiza entre os próximos dias 2 e 4 de outubro, em Coimbra. A edição deste ano tem como tema “Bridging the gaps between technology and active ageing. What can YOU do?”.

Ao longo de três dias, os investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) / Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), coordenados por Constança Paúl, vão apresentar a sua estratégia para tornar a tecnologia mais acessível às pessoas idosas neste que é considerado o maior evento a nível europeu no âmbito do AAL (Active and Assisted Living).

Além da divulgação de um blog (Awareness Hubb) com informação de saúde e de suporte à decisão, os investigadores vão divulgar publicamente uma plataforma de produtos e serviços que pretende ir ao encontro das necessidades dos idosos, seus cuidadores e familiares, promovendo um envelhecimento ativo e saudável.

Aparelhos que previnem quedas, software para reabilitação física e cognitiva, dispositivos para monitorização e controlo de doenças crónicas ou soluções para aumentar a segurança, a mobilidade e a autonomia dos mais velhos são alguns exemplos de produtos e serviços que deverão constar desta plataforma, que está atualmente na fase de testes.

No dia 3 de outubro, entre 16h00 e as 17h30, Soraia Teles e Ana Margarida Ferreira, ambas investigadoras do CINTESIS, darão um Workshop intitulado precisamente “How to make the process of UCD easier in ALL projects: increasing adoption through”. Em foco estarão o “design centrado no utilizador” e o “design participativo”, duas abordagens cada vez mais utilizadas no desenvolvimento de soluções em AAL em todo o mundo. O projeto ActiveAdvice estará igualmente representado no Workshop “Hands-on practice of value proposition canvas as a tool to develop innovative financial models” e na sessão de pósteres.

O ActiveAdvice é um projeto financiado pela Comissão Europeia/AAL Programme em mais de 1,3 milhões de euros. Quanto à edição 2017 do Fórum Anual do Programa Conjunto “Active and Assisted Living”, é organizada pelo Instituto Pedro Nunes, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, do Município de Coimbra e da Universidade de Coimbra. Está prevista a presença de várias personalidades, tais como membros do Governo português e da Comissão Europeia e representantes das principais academias e empresas TIC europeias.