Já se encontram abertas as candidaturas à oitava edição do programa Blue Young Talent (BYT), uma iniciativa do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto que tem como objetivo proporcionar uma formação científica de excelência – e remunerada – aos melhores estudantes na área das ciências e biotecnologias marinhas e ambientais.

À semelhança das sete edições anteriores, o programa contempla uma versão pré-graduada para estudantes do último ano de licenciatura da U.Porto. A esta junta-se  o BYTplus, dedicado aos melhores estudantes do 1.º ciclo que estejam a frequentar o primeiro ano de um curso de mestrado numa universidade portuguesa e que pretendam fazer a sua dissertação no CIIMAR.

Em qualquer um dos casos, os estudantes selecionados terão a oportunidade trabalhar integrados nas equipas de investigação do CIIMAR, beneficiando para tal de bolsas mensais – financiadas pela Soja Portugal e pela Fundação Amadeu Dias – com duração equivalente a todo o período do programa.

Os participantes terão também acesso privilegiado às instalações do CIIMAR e aos seus recursos de investigação, inovação, transferência de tecnologia, formação, educação bem como a uma rede complementar de plataformas tecnológicas.

Cada estudante será ainda inserido num programa de enriquecimento pré ou pós-graduado que irá potenciar a excelência, a comunicação e disseminação científica do seu trabalho, o empreendedorismo e a inclusão no mercado de trabalho.

Tal como nas edições anteriores, o BYT e BYTplus vão finalizar com a apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos pelos jovens talentos com a distinção dos melhores trabalhos.

As candidaturas à oitava edição dos programas BYT e BYTplus decorrem de 29 de março a 30 de abril de 2021. Os interessados deverão preencher e submeter o formulário de candidatura disponível na página web do BYT.