O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) é um dos 18 parceiros internacionais que integram o projeto Ponderful (POND Ecosystems for Resilient Future Landscapes in a changing climate), financiado pelo programa H2020 da EU, com o objetivo investigar e maximizar o uso dos charcos como uma solução baseada na natureza para mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Potencial dos charcos nas alterações climáticas

Aquele que é o maior projeto europeu em charcos até à data, irá investigar um conjunto alargado de charcos-teste com diferentes características distribuídos por toda a Europa de forma a testar qual o seu contributo na conservação da biodiversidade, no sequestro de carbono e na prestação dos serviços de ecossistema, bem como estabelecer a relação entre estes parâmetros.

No CIIMAR, José Teixeira, coordenador nacional do projeto, explica que o projeto “pretende aumentar a compreensão sobre a importância destas pequenas massas de água, frequentemente subvalorizadas, e desenvolver uma abordagem estratégica para o envolvimento de decisores políticos, profissionais e outras partes interessadas a nível regional, nacional e internacional, de forma a garantir a sua colaboração na implementação e gestão efetiva no terreno dos charcos como soluções baseadas na natureza de grande eficiência”.

Para tal, serão também desenvolvidos diversos materiais de comunicação, incluindo vídeos de animação, Guias de boas práticas e Manuais técnicos, de forma a apresentar a toda a sociedade e potenciais partes interessadas as vantagens dos charcos na preservação da biodiversidade e prestação de diferentes serviços dos ecossistemas.

Em actividade nos próximos quatro anos

No passado dia 10 de junho decorreu o evento de lançamento do Ponderful que contou com cerca de 500 participantes de 40 países e com a participação vários especialistas internacionais. Durante o evento foram apresentados os principais objetivos do projeto que decorrerá ao longo dos próximos quatro anos.

Este projeto junta investigadores de 9 países europeus, bem como da Turquia e do Uruguai. O CIIMAR é co-responsável pela comunicação do Ponderful.