Os genes perdidos pelos golfinhos na sua adaptação à vida aquática ou as cianobactérias na indústria da cosmética são alguns dos ingredientes do Sem Espinhas, título do novo podcast de comunicação de ciência lançado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR).

Este projeto, que estará disponível no Spotify a partir de 1 de fevereiro de 2022, pretende partilhar a investigação prática do centro de investigação, num registo descontraído e informal, aproximando o público não-especializado da Ciência.

Naquela que é a primeira iniciativa de comunicação de ciência do CIIMAR em formato áudio, a estudante de mestrado em Comunicação de Ciência Beatriz Silva, é  desafiada a conversar de forma informal com os investigadores do centro, abordando os temas mais “trend” da investigação marinha e ambiental e a empratá-los, sem espinhas, em conversas de cerca de 30 min.

Ao longo dos oito episódios desta série, serão debatidos temas como a produção de algas para a alimentação, a oceanografia e o impacto da mineração marinha, a água doce nas alterações climáticas, a aquacultura nos dias de hoje, a biotecnologia marinha para cuidar do ambiente e até o que os olhos não veem: o misterioso mar profundo. Pelo caminho, desvendam-se os enigmas de um elemento essencial da biosfera numa altura em que a ONU comemora a ‘Década dos Oceanos’ (2020-2030).

Na crista da onda

Através do Sem Espinhas, o Gabinete de Comunicação do CIIMAR responde assim à missão levada a cabo pelo centro de investigação da U.Porto no domínio da literacia dos oceanos, mas também à crescente tendência da produção e consumo de podcasts nas gerações mais jovens. O objetivo passa por  atingir um público em vias de fazer as mais diversas escolhas – académicas, profissionais mas também económicas e sociais que respondam aos principais desafios da atualidade – sem falhas no conhecimento da ciência.

O CIIMAR é uma instituição líder de investigação e formação avançada da Universidade do Porto, atuando na fronteira do Conhecimento e Inovação sobre o Oceano e o Ambiente. Para isso, usa abordagens baseadas no conhecimento para promover o capital natural e a gestão sustentada dos recursos marinhos, através da monitorização da saúde dos ecossistemas, otimização da aquacultura e exploração biotecnológica dos recursos para aplicações ambientais e de saúde humana.

A investigação feita no CIIMAR contribui para a descoberta de soluções e produtos inovadores que respondem aos desafios económicos, ambientais e sociais do mundo atual. Exemplo disso são a descoberta de novos medicamentos e produtos marinhos para necessidades industriais e medicinais, a qualidade da água, a pesca sustentável, a biorremediação, a monitorização ambiental e avaliação de risco, preservação de serviços do ecossistema, gestão costeira e de alto mar, e a literacia do Oceano.