Financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo, o projeto MORE-Porto – Monitorização e Restauro da Biodiversidade das Zonas Húmidas da Cidade do Porto, é o novo projeto do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) que tem como principal objetivo caracterizar e restaurar as zonas húmidas da cidade do Porto enquanto dinamiza ações de literacia ambiental para a sua importância. O projeto, que procura reconhecer e multiplicar os benefícios das zonas húmidas no seio das cidades, tem como parceiros estratégicos a Câmara Municipal do Porto, a Fundação de Serralves, o Jardim Botânico da Universidade do Porto e a empresa municipal Águas e Energia do Porto.

Zonas Húmidas Urbanas, embora esparsamente distribuídas, desempenham serviços ambientais vitais para a qualidade e gestão da água nas cidades. Entre os seus benefícios, as zonas húmidas promovem a conservação da biodiversidade, mitigam as alterações climáticas, reduzem as ondas de calor e cheias e contribuem para aproximar o público com a natureza.

Tendo como principal alvo as 21 zonas verdes da cidade do Porto, o projeto MORE-Porto quer mapear e caracterizar mais de 100 zonas húmidas ao nível da sua biodiversidade, estado de conservação e ameaças e implementar um plano de ação para a recuperação das zonas prioritárias promovendo a sua monitorização e estreitando os laços entre a cidade e a natureza, a população e os cientistas, o terreno e o laboratório.

A genética ao serviço da conservação

Elsa Froufe, investigadora do CIIMAR e líder do projeto MORE-Porto, propõe uma metodologia inovadora baseada na biologia molecular para uma caracterização abrangente da biodiversidade das zonas húmidas que permitirá avaliar com mais precisão as áreas com maior potencial de recuperação.

“O MORE-Porto pretende caracterizar aprofundadamente a biodiversidade das zonas húmidas da cidade do Porto. Para isso, usaremos uma metodologia baseada não só na identificação morfológica dos seres vivos, mas também da análise genética das espécies emblemáticas e indicadoras de qualidade do ecossistema (anfíbios, libélulas, macroinvertebrados aquáticos e plantas aquáticas). Esta abordagem vai nos permitir uma avaliação integral e a seleção das zonas húmidas prioritárias para conservação.”

As estratégias de restauro

Após a fase de caracterização e identificação das áreas prioritárias, é a vez de se colocar em prática um Plano de Ação para as Zonas Húmidas e sua biodiversidade com base nos dados adquiridos. Este plano de ação basear-se-á na definição de procedimentos chave para as entidades responsáveis pelas zonas verdes nas quais estas zonas húmidas se integram, na orientação na execução de medidas de restauro e, em casos especiais, na definição de áreas de criação de novas zonas húmidas.

“A caracterização genética das zonas húmidas terá ainda um papel importante para definir locais prioritários de criação de novas zonas húmidas que permitam, por exemplo, o contacto entre populações de espécies atualmente isoladas e criar corredores ecológicos que aumentem a biodiversidade global” explica a investigadora Elsa Froufe.

As medidas de restauro poderão passar por medidas que passam pela criação de zonas de refúgio e acesso para a fauna, remoção de espécies invasoras, colonização com espécies nativas e aumento da conectividade entre diferentes zonas húmidas. No entanto, o projeto não se ficará por aplicar medidas esporádicas a curto prazo. O MORE-Porto pretende ainda formar jardineiros e técnicos, para garantir a sua manutenção e exploração a longo prazo.

A promoção da literacia para as zonas húmidas

E porque uma parte importante da conservação está no contacto direto da população com a natureza, o MORE-Porto visa ainda promover a sensibilização e participação do público na conservação das pequenas Zonas Húmidas da cidade do Porto ao desenvolver saídas interpretativas para o público geral e escolas da cidade do Porto e ainda ações de formação para professores que permitam a multiplicação da literacia ambiental.

O MORE-Porto será desenvolvido por uma equipa multidisciplinar com larga experiência na realização de trabalho de campo e inventários de biodiversidade aquática, implementação de medidas de restauro e atividades educativas sobre zonas húmidas com a participação das equipas de Ecologia Aquática e Evolução e do Gabinete de Comunicação do CIIMAR.