Iniciativa decorre a 13 de maio e é aberta a toda comunidade.

É já no próximo sábado, a 13 de Maio, que decorre no CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) a iniciativa “An Open Sea for Innovation”, inserida na campanha “Europa na Minha Região”, que incentiva os cidadãos a descobrirem os projetos europeus perto do local onde habitam.

Durante este dia aberto a toda a comunidade, entre as 14h00 e as 18h00, os visitantes terão acesso ao 2.º piso do Terminal, o piso do CIIMAR. Os visitantes poderão observar o interior dos laboratórios de investigação e interagir com os investigadores do CIIMAR através da realização de atividades práticas relacionadas com a contaminação dos ecossistemas marinhos.

Os visitantes irão, assim, poder participar em atividades didáticas como Bactérias em ação no combate à poluição!, Melhoria da prontidão a derrames de HNS (Substâncias Perigosas e Nocivas) através da formação e exercícios, Algas marinhas como ingredientes em dietas para a aquacultura, Desenvolvimento de tecnologia de tratamento da água para Aquacultura em Recirculação (RAS) via redução da matéria orgânica, Cianobactérias como fonte de compostos bioativos com efeito na obesidade e Reutilização segura de água residual na agricultura.

Pelas 16h00 decorrerá a iniciativa “Conversas com a Ciência”, onde os visitantes poderão assistir a palestras sobre alguns dos projetos europeus a decorrer atualmente no CIIMAR. Esta iniciativa conta com a participação dos projetos, financiados através de diferentes fundos europeus e nacionais: Seachange (H2020, EU), NOMORFILM (H2020, EU), AtlantOS (H2020, EU), BLUEandGREEN (H2020, EU), GENIALG (H2020, EU), MARINER (ECHO, EC), SpilLess (Blue Labs, EASME, EMMF), BBMBC (Blue Careers, EASME, EMMF), MARIALGAE4aqua (ERA-NET COFASP), RAS-ORGMAT (ERA-NET COFASP), CYANOBESITY (ERA-NET MARBIOTECH), EPHEMARE (JPI OCEANS, FCT), REWATER (Water Works 2015 / JPI WATER, FCT).