A família Blue Young Talent (BYT) do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) volta a crescer com o nascimento do BYT PhD, um Programa de Doutoramento de excelência que, na sua primeira edição, prevê a atribuição de 15 bolsas financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

No programa BYT PhD, os jovens investigadores vão ter a oportunidade de produzir investigação inovadora nas áreas científicas do CIIMAR, em colaboração com um de sete programas de doutoramento da Universidade do Porto: Biotecnologia Marinha e Aquacultura; Contaminação Ambiental e Toxicologia; Ciência Animal; Ciências do Meio Aquático; Biologia; Ciências e Tecnologia do Ambiente; e Engenharia Civil.

Os candidatos selecionados vão desenvolver o seu trabalho de doutoramento num ambiente científico de excelência, inseridos em equipas de investigação do CIIMAR altamente qualificadas nas áreas da biotecnologia marinha, das mudanças globais e serviços de ecossistemas, e da biologia, aquacultura e qualidade dos produtos marinhos.

Como já é hábito nos programas BYT, também os estudantes de Doutoramento terão acesso às instalações do CIIMAR, quer no que diz respeito aos recursos de investigação, mas também de inovação, transferência de tecnologia, formação, educação bem como a uma rede complementar de plataformas tecnológicas. Os participantes serão ainda inseridos num programa de enriquecimento pós-graduado que irá potenciar a excelência, a comunicação e disseminação científica do seu trabalho, o empreendedorismo e a inclusão dos alunos no mercado de trabalho.

Tal como as versões BYT e BYTplus, o BYT PhD finalizará com a apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos pelos jovens talentos com a distinção dos melhores trabalhos.

A família BYT

O novo BYT PhD vem então juntar-se ao bem-sucedido programa de captação de talentos na área das ciências e biotecnologias marinhas e ambientais que o CIIMAR promove desde 2014. Da “família” já faziam parte uma versão pré-graduada para estudantes do último ano de licenciatura da U.Porto, e uma versão pós-graduada – o BYTplus – destinada aos melhores estudantes do primeiro ciclo que estejam a frequentar o primeiro ano de um curso de mestrado numa universidade Portuguesa.

Ao todo, desde a sua primeira edição, o programa BYT já apoiou um total de 67 estudantes na realização dos seus projetos de licenciatura e mestrado no ambiente internacional e interdisciplinar do CIIMAR.

“Fruto do sucesso das edições anteriores, é com muita satisfação que anunciamos que a 7.ª edição do programa [BYT] irá apoiar alunos de doutoramento, para além do apoio a alunos de mestrado e de licenciatura, com a atribuição de um total de 27 bolsas”, refere Vitor Vasconcelos, diretor do CIIMAR,

Para além das 15 bolsas destinadas ao novo programa de doutoramento, esta sétima edição do BTY contempla então mais seis bolsas BYT pré-graduadas, financiadas pela Soja Portugal e pela Fundação Amadeu Dias, e seis bolsas pós-graduadas BYTplus, financiadas pela Fundação Amadeu Dias.

Como candidatar-se?

As candidaturas a todos os programas BYT decorrem de 6 a 29 de maio de 2020, e serão realizadas através do preenchimento e submissão do formulário próprio disponível na página do BYT.

A seleção dos estudantes será feita abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, com base no currículo académico e científico, o plano de trabalhos e carta de motivação, de acordo com os critérios publicados no edital de abertura do concurso.

Aos candidatos selecionados ser-lhes-á atribuída uma bolsa de 1064 euros mensais com a duração máxima de 48 meses, renováveis anualmente, de acordo com o Estatuto do Bolseiro de Investigação. As Bolsas de Investigação para Doutoramento são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Protocolo de Colaboração e Financiamento para apoio a um plano plurianual de bolsas de investigação para estudantes de doutoramento, celebrado entre a FCT e o CIIMAR  (Unidade de I&D N.º 4423).