A reunião inicial da ação COST WaterTOP decorreu a 28 de agosto, na sede da Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST), em Bruxelas. (Foto: DR)

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto é uma das instituições que integram a ação COST WaterTOP – Gosto e odor no diagnóstico precoce dos problemas de água bruta e de água potável, uma iniciativa europeia que tem como principal objetivo aumentar as capacidades da Europa para gerir os problemas relacionados com o odor e sabor da água.

A ação WaterTOP tem a duração de 4 anos e propõe-se a criar a primeira rede europeia de especialistas multidisciplinares, utilizadores finais e demais partes interessadas. Para isso, será adotada uma abordagem inovadora por integração que incorpora novos conhecimentos intersectoriais, a transferência para o setor alimentar, novas colaborações internacionais, uma metodologia vertical para explorar a avaliação de risco das estratégias a implementar e a integração horizontal com setores sobrepostos, como sendo a aquacultura, fabricantes de materiais em contato com a água, sensores e tecnologias de análise.

Esta ação terá um forte impacto na saúde pública, nos recursos hídricos, na qualidade de vida, na consciencialização e envolvimento dos consumidores nas questões relacionadas com a qualidade da água e utilização da água da torneira, e ainda no desenvolvimento profissional de jovens investigadores na área. Contribuirá largamente para a implementação da nova Diretiva da UE sobre Água Potável durante os anos seguintes à sua implementação e ainda para a liderança europeia na área da ciência e tecnologia associadas à qualidade da água.

Neste contexto, a ação WaterTOP envolverá quatro grupos de trabalho que abordarão questões relacionadas com os avanços das análises sensoriais de odor e sabor na água (WG1); avanços nas análises químicas de odor e sabor na água (WG2); avaliação de risco da ocorrência de odor e sabor na água e sua gestão (WG3) e avanços nas técncias de remoção de odor e sabor na água (WG4).

A reunião inicial da ação COST WaterTOP decorreu no passado dia 28 de agosto, na sede da Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST), em Bruxelas. O CIIMAR esteve representado  pelos investigadores Vítor Vasconcelos (Professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e Rosário Martins (Professora na Escola de Saúde do Politécnico do Porto), que integram a comissão de gestão desta ação.

A equipa de Biotecnologia Azul e Ecotoxicologia do CIIMAR, liderada por Vítor Vasconcelos, tem experiência de mais de duas décadas na avaliação de risco de metabolitos secundários de cianobactérias, em especial toxinas. Recentemente tem utilizado ferramentas moleculares para a avaliação da capacidade das cianobactérias para produzir compostos que conferem odor e sabor à água, como é o caso da geosmina e o 2-metilisoborneol (2-MIB). Também está em curso nesta equipa o projeto Cy-SENSORS que visa desenvolver sensores para deteção de toxinas de cianobactérias utilizando aptâmeros (oligonucleotídeos ou peptídeos que se ligam à moléculas-alvo específicas). Esta técnica pode também ser usada para detectar geosmina ou 2-MIB no âmbito da ação WaterTOP.

A coleção LEGE CC do CIIMAR, que contém mais de 1000 estirpes de cianobactérias e microalgas será um dos recursos a utilizar no âmbito desta ação COST.