Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) integram o projeto internacional CetAMBICion, que pretende desenvolver uma estratégia coordenada de avaliação, monitorização e mitigação de impactos em cetáceos na região do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica.

Iniciado em março desde ano, o projeto CetAMBICion – “Estratégia coordenada de avaliação, monitorização e gestão de cetáceos na sub-região do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica” vem responder à necessidade urgente de reduzir a captura acidental de cetáceos em atividades de pesca da União Europeia.

Para isso, e ao longo de dois anos, os investigadores envolvidos no projeto vão atualizar o conhecimento científico sobre a distribuição e abundância de catáceos e o impacto da atividade da pesca. Para além disso, será avaliada a eficácia das medidas de mitigação implementadas no sentido de alcançar o bom estado ambiental no ámbito da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM).

O projeto envolve 15 parceiros de administrações públicas e de organismos públicos de conservação e de investigação, entre eles o CIIMAR, para além da colaboração com o setor pesqueiro e Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGAs). Entre os parceiros portugueses encontram-se também a Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e da Universidade do Algarve (UAlg).

As espécies em causa

Entre as espécies abrangidos pelo projeto CetAMBICion encontram-se o golfinho-comum (Delphinus delphis), o boto (Phocoena phocoena), o roaz (Tursiops truncatus), a orca (Orcinus orca), a baleia-comum (Balaenoptera physalus), a baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata) e o zífio (Ziphius cavirostris).

O golfinho-comum será uma das espécies monitorizadas no âmbito do projeto CetAMBICion. (Foto: DR)

Para estas espécies, o CetAMBICion aprofundará o conhecimento científico sobre a sua distribuição, habitat, abundância, características demográficas e taxas de mortalidade na área do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica, promovendo a colaboração e a investigação científica entre os países envolvidos no projecto.

Todos estes resultados deverão contribuir então para melhorar a monitorização das populações, especialmente em relação aos impactos das capturas acidentais, e avaliar a eficácia das diferentes medidas de mitigação implementadas na região do Golfo de Biscaia e Costa Ibérica.