IMG_0829

A Universidade de Helsinki, de Bergen, o GEOMAR e a Fundación MEDINA são os parceiros do projeto BLUEandGREEN. (Foto: DR)

BLUEandGREEN é o nome do projeto do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) recentemente aprovado  no âmbito dos projetos TWINNING do programa europeu Horizonte 2020 e coordenado por Vitor Vasconcelos, professor catedrático na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador e presidente da direção do CIIMAR.

Tendo por objetivo aumentar a performance do CIIMAR na área da biotecnologia marinha, o projeto BLUEandGREEN estabeleceu um consórcio com quatro instituições europeias de excelência: Universdade de Helsinki (Filândia), Universidade de Bergen (Noruega), o GEOMAR, Helmholtz Centre for Ocean Research Kiel (Alemanha), e a Fundación MEDINA (Espanha). Esta colaboração irá contribuir para aumentar os padrões profissionais dos investigadores do CIIMAR, aumentar o trabalho em rede nas áreas da investigação e desenvolvimento tecnológico, envolvendo a indústria na planificação da investigação e contribuindo para o crescimento económico.

Entre as atividades planeadas destaca-se a implementação de um programa de visitas de investigadores entre as instituições parceiras, a organização de cursos, workshops, uma escola de verão e uma conferência internacional sobre Biotecnologia Marinha. Pretende-se ainda promover o conhecimento na área da biodiversidade marinha com aplicações biotecnológicas e a conversão de produtos em negócios.

Esta rede de instituições criada com o projeto BLUEandGREEN irá também reforçar a dinâmica de cluster em estreita ligação com parceiros industriais visando contribuir para as estratégias regionais, nacionais e europeias de crescimento azul e em especial do crescimento económico baseado na biotecnologia marinha.