Com o desenvolvimento destas receitas pretende-se incentivar o consumo destas espécies bem como ultrapassar constrangimentos alimentares dos três segmentos da população alvo selecionados

O projeto SEAFOODTOMORROW, que conta com a colaboração de investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P), promoveu um concurso nacional de receitas que teve como objetivo selecionar as mais apelativas, saudáveis e nutricionalmente adaptadas a crianças, grávidas e idosos, tendo por base a utilização de espécies de pescado sustentáveis.

O evento, realizado em dezembro passado na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, contou com a colaboração de 33 alunos e sete professores das Escolas de Hotelaria e Turismo de Lisboa e de Setúbal e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, bem como de investigadores do CIIMAR e do IPMA, I.P.

Com o objetivo de motivar o consumo de pescado sustentável da costa portuguesa, os participantes foram desafiados a criar receitas que utilizassem espécies como a cavala, o carapau e a dourada de aquacultura. Estas espécies foram escolhidas por serem abundantes na costa portuguesa, terem baixo valor comercial e por serem pouco valorizadas pelos consumidores portugueses. Das 18 receitas avaliadas no concurso foram selecionadas seis (2 por categoria alvo), tendo três das receitas vencedoras usado a cavala como matéria-prima, duas a dourada e uma o carapau.

Todos os alunos participantes no concurso nacional são premiados com uma formação gastronómica que conta com a presença de especialistas prestigiados.

O júri deste concurso integrou um painel constituído por um chefe cozinheiro, um investigador, um representante da indústria alimentar, um membro da ordem dos engenheiros da especialização em engenheira alimentar e um jornalista.

Os alunos vencedores do concurso nacional vão competir com os vencedores das escolas de hotelaria da Bélgica, Espanha, França, Polónia e Suécia num concurso europeu que se realizará em França em junho de 2019. As receitas vencedoras dos seis países serão divulgadas num livro eletrónico editado pelo projeto europeu SEAFOODTOMORROW e, posteriormente, serão produzidas a nível industrial.

Mais informações em: https://seafoodtomorrow.eu/