O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) é um dos parceiros do projeto AdaptChange, uma iniciativa internacional que, ao longo dos próximos anos, vai estudar o impacto das alterações climáticas na evolução de espécies de caracóis marinhos que habitam as costas europeias, desde Portugal até ao ártico.

As alterações climáticas, nomeadamente as que afetam as espécies marinhas, fazem-se sentir de forma especialmente evidente nos extremos Norte e Sul, onde a sua sobrevivência são postas à prova. Tomando estas zonas como ponto de partida, o projeto AdaptChange permitirá comparar como as espécies de caracóis marinhos evoluem e respondem a alterações do clima nos extremos latitudinais da sua distribuição e prever como as populações podem responder com mecanismos evolutivos face às alterações climáticas.

“É urgente perceber qual a capacidade de adaptação das espécies, por exemplo ao aumento de temperatura, de modo a melhorar os modelos de previsão da sua capacidade de sobrevivência, distribuição e evolução em vários cenários de aquecimento global”, reforça a equipa do CIIMAR, da qual fazem parte os investigadores Rui Faria (atualmente no CIBIO) e Filipe Castro.

Através desta iniciativa bilateral financiada pelo Fundo de Relações Bilaterais da EEA Grants, será possível promover a cooperação cientifica internacional entre investigadores de diferentes locais da europa para estudar o efeito das alterações climáticas na biodiversidade marinha, em especial de caracóis marinhos que habitam as costas Europeias e sobretudo nos seus extremos de distribuição.

Os estudos serão realizados mais concretamente em Portugal, na Islândia e na Noruega e permitirão compreender como ocorre a evolução das espécies através do estudo de organismos que estão nos limites da distribuição das sua espécie face às alterações climáticas, nomeadamente as que afetam mais diretamente as espécies marinhas.

E porque os desafios globais são de importância transversal, o AdaptChange espera ainda contribuir para enriquecer a cultura científica de crianças/jovens Europeus nos três países envolvidos, de modo a motivar a sua participação activa na defesa dos nossos oceanos e da biodiversidade marinha e a compreender o impacto das alterações climáticas como um problema transversal a todo o planeta.