Na rede ECSITE estão presentes 16 centros de ciência portugueses. (Foto: Joana Rodrigues)

O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) tornou-se no primeiro centro de investigação do país a fazer parte da Rede Europeia de Centros e Museus de Ciência (ECSITE), uma plataforma colaborativa sem fins lucrativos com mais de 20 anos de existência.

Para o centro de investigação da U.Porto, a integração nesta plataforma proporcionará ao estabelecimento de novos contactos e parcerias, bem como a partilha de recursos e informações com os diversos membros da rede. Em perspetiva está também a criação de projetos conjuntos europeus e internacionais e ainda a promoção das atividades e eventos institucionais.

Esta é também uma oportunidade que permitirá o CIIMAR uma maior aproximação e envolvimento com os diferentes públicos.

A ECSITE tem como objetivo promover o envolvimento do público na ciência e tecnologia e facilitar a cooperação entre os centros de ciência e tecnologia, museus, instituições científicas e universidades por toda a Europa e o resto do mundo. Atualmente, estão presentes na rede cerca de 400 instituições distribuídas por 50 países, nas quais se incluem 16 centros de ciência portugueses.