O protocolo é válido pelo prazo de dois anos e resulta de várias colaborações em projetos científicos. (Foto: DR)

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da U.niversidade do Porto e o Instituto Hidrográfico (IH) assinaram um protocolo de cooperação com o objetivo de promover o desenvolvimento conjunto de atividades relacionadas com o meio marinho.

Assinado no âmbito do Workshop “Viver o Douro com mais segurança”, que teve lugar na renovada Estação Salva-vidas do Douro no passado dia 20 de março, o protocolo estabelece as linhas gerais de intercâmbio e cooperação técnica e científica entre o IH e o CIIMAR. Entre elas inclui-se a colaboração em programas e projetos de ID&I; a formação avançada, o intercâmbio de pessoal/investigadores e a difusão do conhecimento científico para o público.

O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes e a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, marcaram presença neste evento, tendo Azeredo Lopes referido que este protocolo é de extrema relevância e “serve a comunidade científica e o país”.

A colaboração entre o CIIMAR e o IH já decorre há alguns uns anos através de projetos comuns como o RAIA – Observatório Oceânico da margem Ibérica (POCTEP) ou o Corrente Costeira Noroeste Ibérica. O protocolo agora formalizado “permitirá um amplo acesso ao oceano e a amostras biológicas de alto mar”, refere Vitor Vasconcelos, presidente da direção do CIIMAR e professor catedrático da FCUP.

O protocolo é válido pelo prazo de dois anos a contar da data da sua assinatura, renovando-se automaticamente por iguais e sucessivos períodos.