Protocolo foi assinado pela vice-presidente da CMP, Guilhermina Rego, e pelo presidente do CIIMAR, Vitor Vasconcelos. (Foto: CMP)

Estimular o desenvolvimento da educação e da literacia científica e despertar a curiosidade dos jovens pelas ciências marinhas e ambientais, aproximando assim a comunidade científica do público escolar. São estes os objetivos da mais recente parceria estabelecida entre o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) e a Câmara Municipal do Porto (CMP).

O protocolo de cooperação, assinado no passado dia 22 de maio nos Paços do Concelho, pretende contribuir para o sucesso escolar, favorecer a troca de experiências entre investigadores, alunos e professores, estimular a formação graduada e ao longo da vida, e o reconhecimento, valorização e conservação do património marinho do Litoral de Portugal.

Este protocolo decorre de dois projetos que têm vindo a ser implementados entre as instituições, nomeadamente as “Visitas Científicas” ao CIIMAR e  as “Palestras Cientificas”, realizadas em contexto de sala de aula. Iniciado em janeiro do presente do ano, o projeto já envolveu cerca de 800 alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário de estabelecimentos de ensino públicos e privado.

A assinatura deste protocolo pretende sobretudo reforçar a cooperação entre o CIIMAR e a CMP, em particular no que se refere ao desenvolvimento de atividades de divulgação científica, e para o próximo ano letivo estão previstas novas iniciativas, entre as quais se destaca um novo ciclo “Palestras Cientificas” e a criação de um Roteiro Científico.