Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR-UP) acabam de disponibilizar uma base de dados de ocorrência de cetáceos recolhidos durante o projeto CETUS, um programa de monitorização no Nordeste Atântico.

O projecto CETUS iniciou-se em 2012, liderado pelo CIIMAR em parceria com a TRANSINSULAR – Grupo ETE, uma companhia portuguesa para transporte marítimo. Neste contexto, os navios de carga da empresa são usados como plataformas de oportunidade pelos investigadores que monitorizam a presença de cetáceos ao longo das rotas entre Portugal Continental e as ilhas da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.

É o resultado desse trabalho que se encontra agora disponível na base de dados da OBIS (Ocean Biogeographic Information System), uma base de dados global e open-access com informação georreferenciada em biodiversidade para ciência, conservação e desenvolvimento sustentável.

Disponível no formato mais recente OBIS-ENV-DATA, o CETUS dataset compreende dados de ocorrência de cetáceos bem como de outra megafauna, de tráfego marinho e condições meteorológicas. O dataset compreende 8913 posições georreferenciadas com 3195 ocorrências de 44 grupos taxonómicos marinhos.

Os trabalhos de monitorização tiveram lugar entre Portugal Continental e as ilhas da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, a partir de navios disponibilizados pela companhia TRANSINSULAR – Grupo ETE. (Foto: DR)

Uma ferramenta valiosa

Este dataset de acesso livre constitui uma ferramenta de dados valiosa e promissora e pode agora ser utilizada de forma alargada no âmbito académico para o estudo de padrões espaciais de distribuição, tendências nas abundâncias relativas, análise de rotas migratórias e uso do habitat. É ainda importante para providenciar dados de base para os decisores políticos e para o apoio a medidas eficazes de conservação e gestão marinha.

A relevância destes resultados para a comunidade científica foi reconhecida pela publicação de um artigo científico na revista Scientific Data do grupo Nature, que apresenta a base de dados e apoia os utilizadores a recorrer de forma informada e eficaz ao CETUS dataset. Neste artigo é apresentada a estrutura do da base de dados e é detalhada a metodologia de recolha de dados bem como o seu processamento e validação.

Apesar da publicação, o programa de monitorização de cetáceos CETUS continua operacional de forma a alimentar o a base de dados com o objetivo de construir o primeiro dataset de longo-termo, de larga escala espacial e open-source sobre a ocorrência e distribuição de cetáceos no Nordeste Atlântico.