São 21 os alunos que integram os novos estágios BYT e ainda do BYTplus, o novo programa pós-graduado da família Blue Young Talent.

Decorreu no passado dia 25 de julho a sessão de lançamento da 6.ª edição do Blue Young Talent (BYT) e da 1.ª edição do Blue Young Talent Plus (BYTplus), dois programas de formação pré e pós-graduada nas áreas das ciências e biotecnologias marinhas e ambientais, promovidos pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-U).

Nesta sessão oficial de lançamento, foram apresentados os estagiários selecionados para a sexta edição do programa BYT dedicado a estudantes do último ano de licenciatura da Universidade do Porto que irão desenvolver estágios de 10 meses no CIIMAR. Em paralelo, foram também apresentados os estudantes de mestrado que irão integrar a edição inaugural do programa BYTplus, para realizar o seu projeto de mestrado junto de equipas de investigação do CIIMAR.

São 21 estudantes que, ao longo do programa, irão participar num conjunto de atividades de enriquecimento curricular e integrar equipas e projetos de investigação do CIIMAR em áreas tão diversas como a biotecnologia marinha, alterações globais, serviços dos ecossistemas, aquacultura e nutrição.

Após os 13 pitch dos projetos desenvolvidos no último ano letivo, foram entregues os certificados de participação e o prémio de melhor estágio BYT 2019-2018 à estudante Mariana da Costa Almeida.

O programa BYTplus financiado pela Fundação Amadeu Dias é lançado este ano pela primeira vez e tem como principais objetivos a captação de talentos na área das ciências e biotecnologias marinha e ambientais em parceria com a indústria e PMEs, proporcionando aos seus alunos uma formação complementar pós-graduada em ambiente científico de excelência, estimulando a transferência de ciência e tecnologia para as empresas.

Durante a sessão BYT deste ano foram também apresentados 13 pitch dos participantes da edição 2018/2019 e foram entregues os certificados de participação. Foi ainda tribuído o prémio do melhor estágio BYT 2019-2018 à estudante Mariana da Costa Almeida, que demonstrou um desempenho excecional durante as atividades de investigação do seu projeto de estágio BYT.