São infografias, animações, jogos, quizzes , entre outras atividades pensadas para ajudar as crianças do pré-escolar e os alunos do 1º Ciclo de Ensino Básico a aprofundar conhecimentos sobre o Oceano, ambiente marinho e a sua biodiversidade. E são apenas alguns dos conteúdos desenvolvidos com a “chancela” do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) para a plataforma do projeto “Escolicidade”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Matosinhos.

O desafio de colaborar na criação de uma área sobre o “Oceano” naquela plataforma educativa digital partiu da empresa Lusoinfo multimédia e foi aceite pelo CIIMAR – através do seu Gabinete de Comunicação –  no âmbito do trabalho que o centro desenvolvendo no domínio da literacia dos Oceanos.

Desse trabalho, que incluiu a criação e revisão científica dos conteúdos, nasceu então o referencial “Oceano”, um espaço onde os mais novos podem encontrar várias áreas e funcionalidades. Entre elas incluem-se um Mural, um sistema de gestão de crachás, a associação dos conteúdos com os currículos locais, conteúdos curriculares e conteúdos para trabalhar a Educação e Cidadania, bem como integração de projetos educativos e comunitários.

Na prática, o referencial “Oceano”servirá como apoio e ferramenta de trabalho para que as crianças desenvolvam e aprofundem não só o seu conhecimento sobre o ambiente marinho e a sua biodiversidade. Nesse sentido, o problema dos plásticos nos oceanos e o respetivo impacto no ambiente também não foram também esquecidos, reconhecendo que as atitudes e comportamentos individuais estão na base da solução para um problema global.

No futuro, espera-se que estes conteúdos sejam implementados noutras plataformas de conteúdos educativos de todo o país.

O referencial “Oceano” é um dos novos temas da plataforma destinada a crianças do pré-escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico.

O lançamento

O lançamento oficial do novo referencial decorreu no passado dia 9 de dezembro, no Auditório do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e contou com o apoio de duas turmas do 4º ano da Escola Básica Estádio do Mar, do Agrupamento de Escolas (AE) Óscar Lopes.

A cerimónia contou com a presença do Vereador da Educação e Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos António Correia Pinto, e dos membros do CIIMAR responsáveis pela colaboração Ana Paula Mucha, José Teixeira e Eunice Sousa.