O CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental acaba de obter a certificação ISO 9001, atribuída pela prestigiada International Organization for Standardization (ISO). No ano em que completa 20 anos, o centro de investigação sediado na Universidade do Porto vê assim reconhecida a excelência e qualidade da sua organização, de acordo com aquela que é a norma mais conhecida e adotada por empresas e outras instituições de sucesso a nível mundial.

A norma ISO 9001 trata-se de um sistema de gestão que tem como objetivo garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil.

Com esta certificação internacional, os processos implementados no CIIMAR passam a ter qualidade comprovada, à semelhança de outras instituições a nível mundial. Por outro lado, oferece aos parceiros e colaboradores do centro a garantia de qualidade e funcionamento que podem determinar a atribuição de financiamentos, colaborações e apoios à investigação, gerando desta forma maior competitividade.

O que vai mudar no CIIMAR

Segundo Rodrigo Ozório, membro da direção do CIIMAR e responsável pela candidatura à certificação ISO 9001, o centro ponderava “desde há alguns anos a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ)”. Mais recentemente, a transferência da sede do CIIMAR para o novo edifício do Terminal de Cruzeiros do porto de Leixões, juntamente com as melhores condições de trabalho e uma organização dos serviços mais adequada, “viabilizaram a preparação da candidatura e subsequente obtenção da certificação”.

“Esta certificação permitirá a melhoria dos processos e a otimização do funcionamento das nossas atividades bem como do ambiente de trabalho, com um impacto positivo do CIIMAR a nível nacional e internacional”, acrescenta Rodrigo Ozório.

Os próprios investigadores ficam a ganhar: não só contam com uma organização exemplar como, em quando em mobilidade, podem mais facilmente garantir a realização dos projetos a que se comprometem. A atribuição da norma permitirá ainda atrair novos investigadores para o CIIMAR, sobretudo no contexto interdisciplinar que caracteriza o centro.

A sistematização dos processos e a redução de custos processuais são outras vantagens que a norma ISO 9001 vai trazer aos serviços prestados pelo CIIMAR.