BlueBio4Future é o nome da ERA CHAIR que o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) viu recentemente aprovada pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia, com um financiamento de 2,5 milhões de euros para os próximos cinco anos.

Pode antes dizer “Centro de investigação da U.Porto foi contemplado com uma ERA CHAIR financiado pelo Horizonte 2020, o maior Programa de Investigação e Inovação de sempre da União Europeia.

O projeto distinguido contempla a criação de uma nova equipa de investigação no CIIMAR na área da Bioengenharia Azul, sustentada em grande parte na coleção de microalgas e cianobactérias LEGE CC que contém mais de 1100 estirpes.

Esta coleção sediada no CIIMAR, servirá de base para o desenvolvimento de metodologias em otimização de bioprocessos utilizando fotobioreatores, biologia sintética, bioinformática e química verde na descoberta de novas moléculas com aplicações biotecnológicas.

A nova equipa do CIIMAR

A equipa a formar será selecionada e liderada entre os melhores cientistas a nível mundial nesta área. Será constituída por quatro investigadores nas áreas dos bioprocessos, bioinformática, biologia sintética e química verde, três técnicos nas áreas atrás referidas bem como um gestor de ciência e tecnologia e transferência de conhecimento.

Após a constituição da equipa e instalação de um novo laboratório, serão desenvolvidas tarefas nas áreas da capacitação, relacionamento com stakeholders a nível nacional e internacional, comunicação de ciência e exploração de resultados.

Os investigadores vão desenvolver o seu trabalho com base na valiosa coleção de microalgas e cianobactérias já existente no CIIMAR. (Foto: DR)

“Com esta ERA CHAIR, o CIIMAR continuará a sua afirmação nacional e internacional na área da Biotecnologia Marinha. Depois de terminado no ano passado a execução do projeto Twinning – BLUEandGREEN – na área da Biotecnologia Marinha, estamos a continuar o seu legado, com a conquista desta ERA CHAIR – BlueBio4Future – e com a plena execução da ERC Starting Grant do nosso colega Pedro Leão – FattyCyano”, salienta Vitor Vasconcelos, investigador responsável por este projeto.

Uma área em crescimento

Só nos últimos cinco anos, a área da Biotecnologia Azul do CIIMAR foi responsável por 653 artigos em revistas internacionais, 28 teses de doutoramento e 139 de mestrado e pela submissão de 7 pedidos de patente.

A linha de investigação da Biotecnologia Marinha no centro de investigação abrange toda a cadeia de conhecimento das equipas da Genómica Evolutiva, Biotecnologia Azul e Ecotoxicologia, Produtos Naturais de Cianobactérias, Química de Produtos Naturais Marinhos, Química Medicinal: Descoberta e Design de Medicamentos, e Bioremediação e Funcionamento dos Ecossistemas.

Estas equipas têm os seus laboratórios no edifício sede no Terminal de Cruzeiros de Leixões, mas também nas faculdades de Ciências (FCUP), Farmácia (FFUP), e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS9 da Universidade do Porto.

As ERA CHAIRS

As ERA CHAIR são financiamentos do Horizonte 2020, o maior Programa de Investigação e Inovação da União Europeia de sempre, e que representam a excelência nas instituições.

Os projetos das ERA CHAIR juntam investigadores de destaque, com excelência comprovada em investigação e capacidade de gestão, a universidades e instituições de investigação dos países em expansão, com potencial para excelência em investigação.

O objetivo é atrair e manter recursos humanos de alta qualidade, sob a direção de um investigador destacado, o titular da ERA CHAIR e, ao mesmo tempo, implementar as mudanças estruturais necessárias para alcançar a excelência nas instituições de forma sustentável.