O Centro Cultural de Belém inaugura no próximo dia 10 de março a exposição“O Mar É a Nossa Terra”, cuja produção contou com a colaboração do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP), no âmbito do projeto “The Sea and the Shore, Architecture and Marine Biology: The Impact of Sea Life on the Built Environment.

“Dar evidência à necessidade de compreender melhor o espaço em que habitamos e contribuir para ajustar os modos como o transformamos” é o propósito desta exposição que convida a “inverter o olhar” e a “pensar o que construímos a partir de um espaço vital para o planeta: o mar”.

Segundo Elsa Froufe, investigadora do CIIMAR que colaborou – a par de Filipe Castro, Francisco Arenas e André Machado – na execução da exposição, esta “é uma união perfeita da arquitetura com a biologia”. E de facto é uma exposição de arquitetura que, não apresentando edifícios belos, mostra como ela nos ajuda a compreender que “o mar é um lugar que habitamos”.

O que pode ver

Os visitantes da exposição vão encontrar uma grande variedade de objetos, filmes, maquetas, passando por desenhos de arquivo, livros históricos, fotografias, infografias, miniaturas de barcos e instalações vídeo que se focam, sobretudo, mas não exclusivamente, na costa portuguesa. Apresenta também um conjunto de quinze filmes que representam a relação dinâmica entre a atividade humana e os fluxos marítimos.

Paralelamente, as várias salas da exposição apresentam alguns projetos de construção de dunas e de portos, relacionando-os com fenómenos naturais que vão da geomorfologia costeira ao anticiclone dos Açores, com passagem por duas propostas de projeto para a Figueira da Foz que têm origem em exemplos da participação cidadã. A proximidade cultural entre a arte-xávega e o surf é outro dos temas abordados, pondo em evidência a relação direta entre o homem e o mar.

Com curadoria dos arquitetos Miguel Figueira e André Tavares, a exposição “O Mar É a Nossa Terra” será acompanhada por uma programação paralela que inclui visitas guiadas e oficinas para todos os públicos. No primeiro domingo de cada mês, a entrada na exposição é gratuita.

Resultado da cooperação entre o CIIMAR-UP e o Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho, o projeto “The Impact of Sea Life on the Built Environment” (PTDC/ART-DAQ/29537/2017) conta com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), e o cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) POCI-01-0145-FEDER-029537, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020 através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).